NOTÍCIAS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde a sua criação, em 2008. O programa é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Em comemoração ao Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho, o Portal da Mineração publica uma entrevista exclusiva com ela. Confira:

Portal da Mineração: Qual o papel dos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho na prevenção de acidentes?

Claudia Pellegrinelli: Esses profissionais atuam em empresas de todas as categorias. Cabe a eles elaborar e implementar uma política de saúde e segurança ocupacional para evitar acidentes, adequar as condições de trabalho às limitações do ser humano, minimizar riscos e adotar medidas de proteção e controle, além de conscientizar os trabalhadores sobre as melhores práticas de se exercer o trabalho.

Portal da Mineração: E como esses profissionais atuam nas mineradoras?

Claudia Pellegrinelli: Os engenheiros de segurança do trabalho trabalham diretamente na política de saúde e segurança do trabalho (SST) das empresas. Promovem o levantamento, a divulgação e a eliminação dos riscos existentes, em busca das melhores práticas de se desenvolver o trabalho e preservar a vida dos trabalhadores. Esses profissionais observam sempre a evolução mundial das ferramentas e boas práticas e as obrigações legais.

Portal da Mineração: Qual conselho você daria para os estudantes que pretendem seguir carreira nessa área?

Cláudia Pellegrinelli: A área de SST está em franco crescimento nas empresas. Considero que é o momento ideal para investir na carreira. As empresas vêm valorizando cada vez mais esses profissionais.

Portal da Mineração: Qual o papel do IBRAM na prevenção de acidentes de trabalho? Como o Instituto atua nesse sentido?

Cláudia Pellegrinelli: O IBRAM é consciente do seu papel perante todo o segmento mineral e busca reunir toda a inovação existente na área de SST para o setor. Além disso, participa de comissões nacionais de discussões, atende às demandas específicas e cria grupos de debate sobre as melhores formas de atuar. O objetivo é reduzir o número de acidentes na mineração. O Instituto conduz o principal programa de conscientização empresarial do setor mineral sobre o tema, que é o MINERAÇÃO.

Portal da Mineração: O que é o Programa MINERAÇÃO?

Cláudia Pellegrinelli: Desenvolvido e coordenado pelo IBRAM, o Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) auxilia as empresas do setor em prol da redução do número de acidentes ocupacionais.

O Programa busca estimular a prevenção por meio da implantação de diversas iniciativas voltadas à diminuição dos principais riscos à segurança e à saúde ocupacional detectados no segmento mineral. O MINERAÇÃO incentiva a criação de Sistemas de Gerenciamento de Riscos pelas empresas, realiza treinamentos específicos, de acordo com as demandas do setor, promove intercâmbios de boas práticas e trabalha no desenvolvimento de banco de dados com informações estatísticas sobre acidentes para o setor.


SAIBA MAIS

Você sabe exatamente o que é segurança no trabalho? E o que é acidente de trabalho?A especialista Cláudia Pelegrinelli responde:

Claudia Pellegrinelli: Segurança no trabalho é uma ciência que busca identificar e tratar todos os riscos existentes nos ambientes de trabalho de modo a evitar acidentes. O objetivo principal é proteger a saúde e preservar a integridade e a capacidade de trabalho de cada empregado.

Claudia Pellegrinelli: A terminologia “acidente de trabalho” está expressa no artigo 19 da Lei nº 8.213/91 : acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.


 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS