NOTÍCIAS

5 razões pelas quais não se pode viver sem a mineração

4 de agosto de 2017

Aqui estão cinco razões pelas quais você não pode viver sem a mineração

Nos últimos anos, a mineração tem sido desprezada por todos os tipos de pessoas de todas as partes do mundo. A mineração é descrita como arcaica e, portanto, desnecessária. Tornou-se moda opor-se à mineração em todos os seus tipos e formas.  Os ativistas ambientais convenceram a mídia, que convenceu os políticos, que, por sua vez, convenceram você. Mas, como no telefone sem fio, a verdade se perdeu há muito tempo. E essa nem é a parte mais interessante.
 
O que os ativistas ambientais, os políticos e a mídia não dizem é que quase todos os aspectos de sua vida e de seu estilo de vida somente são possíveis por meio de produtos da mineração. A mineração é muito importante para você, mesmo que você não saiba. Você é a razão pela qual a mineração existe e, ainda assim, você quer que ela termine? Seu apetite insaciável pelos produtos existentes (e por aqueles ainda a serem inventados) são um subproduto da mineração. O consumismo está crescendo não só com a crescente população mundial, mas também em cada indivíduo. Quantos de nós têm vários carros, telefones, tablets, notebooks, televisões, relógios, joias e assim por diante? Você diz que a mineração deve parar, mas o que você está realmente dizendo por suas ações é “eu desprezo a mineração, mas não me canso de seus subprodutos ou dos benefícios que ela me traz”. Não faz muito sentido, não é mesmo?
 
Aqui estão cinco razões pelas quais você não pode viver sem a mineração –
 
1. Você
 
Você quer ser saudável e ter a melhor aparência possível. Você sabia que a maioria dos produtos de beleza contém minerais como ferro, talco, bismuto, zinco e sílica? Os minerais são usados em vitaminas, sabonetes, creme dental, shampoo, remédios comuns e em praticamente todos os produtos que você compra e usa. A comida que você compra e come é produzida em massa com o uso de fertilizantes que contêm minerais, tais como fosfato, enxofre, cádmio e fósforo – que são subprodutos da mineração. E não nos esqueçamos dos equipamentos em academias. Eles contêm uma grande mistura de metais, tais como ferro, alumínio, titânio e cobre. E os equipamentos de academia que são eletrônicos? Eles também contêm cobre, chumbo, quartzo, tântalo, mica, germânio e samário. Joias, relógios e telefones celulares não são cultivados organicamente, eles são feitos de ouro, prata, platina, cádmio, quartzo, ligas e podem conter pedras preciosas. Práticas médicas, tais como próteses de articulação, marca-passos, cirurgias de pequeno ou grande porte: todos exigem equipamentos que contêm uma grande variedade de minerais.
 
Sim, todos os minerais e pedras preciosas mencionados acima são obtidos por meio da mineração, e muitos deles por meio da mineração a céu aberto. Então, do momento em que você acorda  até o momento em que você toma seu café da manhã, a mineração já esteve presente em parte importante em seu dia.
 
2. Sua casa
 
Sua casa é feita de minerais. As próprias fundações são feitas de concreto e aço. Os serviços básicos em sua casa (água, eletricidade e gás) são conduzidos  por tubos e fios de cobre e aço. Pense nisso na próxima vez em que você abrir uma torneira ou acender uma luz. Seu banheiro e sua cozinha são equipados com produtos essenciais e não essenciais que também contêm muitos minerais, cuja obtenção somente é possível com a mineração. Sim, a mineração garante a você os elementos básicos de sua vida – aos quais você não dá valor. Você enche sua casa de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para melhorar sua qualidade de vida. Nenhum deles é possível sem a exploração dos materiais de que são feitos. Você sabia que sua televisão contém vários minerais oriundos de terras raras?
 
Quantos de nós usam frigideiras, panelas, pratos, xícaras, copos e talheres de metal ou de plástico? É isso mesmo, a maioria de nós usa esses itens feitos de minerais. Minerais obtidos por meio da mineração.
 
3.Seu transporte
 
O transporte é muito importante para a população em todo o mundo, para muitos aspectos de sua vida diária. Se você usa qualquer um destes meios de transporte – aeronaves, barcos, carros, ônibus, trens, motocicletas, bicicletas ou segway, então você depende dos subprodutos da mineração para seu transporte. Uma variedade e uma quantidade significativas de minerais são necessárias para fabricar esses veículos, sem mesmo considerar o combustível que os movimenta. Agora, consideremos a superfície sobre a qual a maioria desses veículos se move (ou sobre o qual as pessoas caminham). As estradas, ferrovias e caminhos de concreto somente são possíveis porque as mineradoras obtiveram os minerais usados para construir essas superfícies para você.
 
Na verdade, o mesmo se aplica ao equipamento usado para controlar o fluxo do tráfico e para tornar seu deslocamento seguro e confiável. São mais e mais produtos da mineração.
 
4.Seu trabalho
 
Basicamente os mesmos fatos são aplicados tanto em sua casa quanto em seu trabalho. Na próxima vez em que você estiver tomando um cafezinho no trabalho (e em casa), dê uma olhada em volta e perceba que quase tudo que você pode ver e tocar contém minerais que são subprodutos da mineração. O prédio, os equipamentos, seu escritório, sua janela, sua mesa e todas as coisas sobre ou dentro dela. Até a cadeira em que você se assenta e a caneca que você está segurando – elas têm grande chance de serem subprodutos da mineração. A empresa em que você trabalha ou seus clientes não podem funcionar ou existir sem esses minerais. Independentemente de qual seja seu negócio, seu produto ou serviço, eles não funcionariam ou não existiram se as mineradoras parassem suas atividades.
 
 
 
Você conhece alguma empresa ou trabalho que não use minerais obtidos pela mineração?
 
5.Sua energia
 
Em nossos estilos de vida modernos, não podemos funcionar sem energia. Entretanto, você sabe como essa energia chega até sua casa ou seu escritório? Os minerais brutos são explorados e enviados a uma usina energética para refinamento. Pode ser uma usina que usa carvão, gás, óleo ou urânio para produzir eletricidade. Esses combustíveis brutos, a usina energética, as linhas de transmissão e as subestações: todos são obtidos e construídos dos minerais que somente são possíveis pela mineração.
 
Então você diz: energia renovável! Bom, a mineração ainda é necessária. Novamente as fundações são feitas de concreto e aço. Os equipamentos que processam energia solar, eólica ou hídrica na verdade são feitos de produtos da mineração. A energia renovável também requer a existência de usinas energéticas, de linhas de transmissão e de subestações para entregar a energia a você. Você ainda precisa de fios de cobre em sua casa e em seu escritório para poder receber a eletricidade em sua tomada ou seu interruptor.
 
Você ainda acha que a mineração é desnecessária?
 
Então, na próxima vez em que você sentir vontade de pedir o fim da mineração, pare primeiro por alguns segundos para olhar para si mesmo e para sua casa. Observe como os minerais o ajudam a ganhar seu dinheiro e a desfrutar de um estilo de vida de qualidade. Pense em como até mesmo os elementos básicos de sua vida seriam possíveis sem as mineradoras para extrair os minerais.
 
Ah, e na próxima vez em que algum ativista ambiental, político ou membro da mídia disser a você que a mineração não é necessária, dê uma olhada nos produtos de beleza e joias usados por eles, nos equipamentos eletrônicos que estão carregando e, depois, pense em como os cinco pontos acima se aplicam em suas vidas e em seus trabalhos.
 
Notas:
 
1. Se você quiser entender melhor a importância dos minerais em sua vida, visite o site
 
http://www.mineralseducationcoalition.org/
 
2. Para ver os materiais necessários para a construção de um parque eólico, visite o site
 
http://www.windfarmbop.com/tag/materials/
 
Fotografia – Direitos autorais de Russell Taylor
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS