NOTÍCIAS

ABAL inaugura Centro Cultural

29 de maio de 2017

O CCAL será o ponto de contato institucional entre a indústria e a sociedade, além de difusor da cultura e história ligadas ao alumínio

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL inaugurou recentemente o Centro Cultural do Alumínio – CCAL, “um espaço público e democrático de convivência e informações sobre esse metal que se reinventa há mais de 100 anos”, segundo a entidade. O CCAL será o ponto de contato institucional entre a indústria e a sociedade, além de difusor da cultura e história ligadas ao alumínio.
 
“Trata-se de um centro de valorização do alumínio; o metal está presente no projeto arquitetônico, na ambientação e no seu acervo com mais de quatro mil itens entre livros, periódicos, produtos, objetos históricos e obras de arte”, ressalta Milton Rego, presidente executivo da ABAL.
 
O Centro Cultural, que recebeu incentivo do Ministério da Cultura – Lei Rouanet – é mantido pela ABAL e está instalado na sede da entidade. O local é dotado de condições físicas, tecnológicas e de mobiliário para atender ao público, podendo receber eventos, exposições, workshops e visitas organizadas.
 
A viabilização do CCAL foi possível também graças ao patrocínio das empresas associadas: Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, Grupo ReciclaBR, Hydro e Novelis.
 
Mineração Responsável
 
A entidade também lançou o Relatório Bauxita no Brasil – Mineração Responsável e Competitividade, que apresenta uma análise da indústria brasileira de bauxita no ano de 2015, bem como os seus desafios e oportunidades. 
 
“Com a iniciativa, esperamos difundir a realidade da mineração de bauxita no Brasil e apontar rumos sustentáveis para melhor aproveitar os recursos minerais com os quais nosso país foi beneficiado. Este já é um fator diferencial do nosso mercado e só tende a crescer”, afirma Milton Rego.
 
Segundo o relatório, o Brasil ocupou o terceiro lugar na produção mundial de bauxita, com 37 milhões de toneladas, atrás da Austrália (81 milhões t) e China (65 milhões t). Segundo a ABAL, as empresas que produzem bauxita no Brasil (Alcoa, CBA, Hindalco, Norse Hydro, MRN, Rio Tinto e South32) “adotam as melhores práticas ambientais e buscam, através de programas estruturados, impulsionar a atividade minerária como um catalisador de desenvolvimento socioeconômico local”.  
 
Brasil Mineral
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

IBRAM promove 2º Workshop da Cadeia Produtiva do Setor Mineral com foco em novos negócios

21 de maio de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, nesta quarta-feira (21), em seu escritório em Belo Horizonte (MG), o 2º Workshop…

LEIA MAIS