Alcoa realiza a III Semana da Diversidade em Juruti « Notícias - SINFERBASE - Sindicato Nacional da Indústria de Mineração

Notícias

Alcoa realiza a III Semana da Diversidade em Juruti

Temas sobre diversidade em geral incluindo questões de gênero foram pautas na 3º edição da “Semana da Diversidade”, realizada pela Alcoa em Juruti, município do oeste do Pará onde possui operação de bauxita. A programação foi voltada ao público interno da companhia, empresas contratadas e à participação de convidados da comunidade. As discussões ofereceram aos funcionários um espaço para debate sobre temáticas pouco exploradas, como diversidade cultural e identidade de gênero, e incentiva o respeito e a inclusão nas empresas.
 
A programação contou com o lançamento da rede EAGLE (sigla em inglês para Funcionários da Alcoa pela Igualdade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), que tem como missão criar um ambiente de trabalho seguro e afirmativo em que todos os funcionários possam atingir seu completo potencial humano e profissional. “Vejo a iniciativa como um avanço da empresa, não apenas para alcançar a excelência, mas também o desenvolvimento humano”, diz Kátia Souza, analista de Controladoria da Alcoa Juruti.
 
Paulo Belato, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Poços de Caldas e membro da rede EAGLE, avalia que é importante criar um ambiente de trabalho onde os funcionários possam viver sua plenitude. Segundo Belato não tem como falar de inovação sem considerar a diversidade de pensamento, seja na sociedade, seja na empresa. “Se as pessoas se sentirem mais confortáveis em relação à sua inclusão na sociedade e no ambiente de trabalho, com certeza elas serão mais produtivas”, acredita o analista.
 
A Semana também abordou temas sobre diversidade cultural, a juventude e os desafios do mercado de trabalho, carreira profissional das mulheres e Pessoa com Deficiência (PCD). “A Alcoa vê a diversidade como um ganho, pois toda vez que há a segregação, seja qual for a empresa, ela perde a possibilidade de atrair talentos. Por isso, é importante respeitar a diversidade como um todo”, conclui Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.