NOTÍCIAS

Alta do investimento no último trimestre sinaliza retomada, diz IBGE

1 de março de 2013

rnO crescimento do investimento no período de outubro a dezembro, após três trimestres em queda, e o avanço das exportações e importações sinalizam uma possível retomada da atividade econ&

rn

O crescimento do investimento no período de outubro a dezembro, após três trimestres em queda, e o avanço das exportações e importações sinalizam uma possível retomada da atividade econômica, segundo o IBGE.

rn

Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais, afirma que esses indicadores “podem ser um sinal de uma retomada e de uma inversão do movimento econômico”, a se confirmar com as taxas deste primeiro trimestre.

rn

PIB tem crescimento fraco de 0,9% e soma R$ 4,4 tri em 2012 Entenda o que é o PIB e como é feito o seu cálculo Veja como interpretar o desempenho do PIB para direcionar suas aplicações
Variação do PIB brasileiro fica abaixo de México, Rússia e EUA; veja outros países

rn

Principal fator de contenção do PIB do lado da demanda, os investimentos caíram 2,2%, 0,9% e 1,9%, respectivamente, nos três primeiros trimestres do ano passado. Já no último trimestre o crescimento de 0,5% indica uma melhora do cenário externo e da retomada da confiança de investidores e empresários.

rn

Nesta sexta-feira, o IBGE divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu apenas 0,9% em 2012.

rn

Em tempos de crise, o investimento é o primeiro componente do PIB a sentir o baque. É que num ambiente de incerteza e de perspectiva de consumo menor empresários adiam decisões de construir fábricas, comprar máquinas, lançar empreendimentos imobiliários, entre outros.

rn

Apesar da discreta reação no final do ano, a taxa de investimento (total investido na economia, em valores, como proporção do PIB) fechou 2012 em 18,1%, repetindo a mesma marca de 2009, ano da crise global. Em 2011, a taxa havia sido de 19,3%.

rn

Economistas dizem que para o país manter um crescimento econômico sustentado ao longo dos anos na faixa de 4% a 4,5% ao ano, sem pressões inflacionárias (já que é preciso investir para ampliar a oferta de produtos e evitar aumento de preços), seria necessário uma taxa de investimento entre 22% a 23% do PIB.

rn

Já a taxa de poupança caiu de 17,2% do PIB em 2011 para 14,8% em 2012. O indicador mede tudo o que é poupado por famílias, governos e empresas, em valores, como proporção do PIB.

rn

INDÚSTRIA

rn

Do lado da produção, é a indústria a sofrer mais com a crise, especialmente quando ela se dá em nível global, já que o setor está integrado ao mundo, vendendo seu produtos e comprando matérias-primas e componentes.

rn

Desse modo, o PIB industrial caiu 0,8% no ano, sendo o principal impacto negativo. Do terceiro para o quarto trimestre, porém, houve crescimento de 0,4%, também num primeiro sinal de melhora.

rn

Na comparação com o quarto trimestre de 2011, no entanto, a indústria cresceu apenas 0,1%, puxada especialmente pela maior produção e distribuição de energia elétrica, água e gás. Houve queda na construção civil (0,2%), na indústria de transformação (0,5%) e na extrativa mineral (1,9%) –nesse último caso em decorrência da menor produção de petróleo.

rn

Em 2012, as quedas da indústria de transformação (-2,5%) e da extrativa mineral (-1,1%) ditaram a tendência de retração do PIB industrial. Já a energia, gás e água subiram 3,6%. A construção civil avançou 1,4%. No ano passado, a produção de petróleo, principal produto da indústria extrativa, recuou 2%.

rn

Segundo Olinto, o aumento da renda real da população e dos programas de construção habitacional impulsionaram a construção.

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Folha S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS