NOTÍCIAS

Analista vê A. Latina como alvo de investimento em mineração até 2017

22 de junho de 2012

 rnAmérica Latina será o principal alvo dos investimentos das empresas de mineração do mundo pelos próximos cinco anos. Peru, Chile, Brasil e México serão os países que mais receberã

 

rn

América Latina será o principal alvo dos investimentos das empresas de mineração do mundo pelos próximos cinco anos. Peru, Chile, Brasil e México serão os países que mais receberão aportes do setor na visão do analista do Bank of America Merril Lynch Felipe Hirai, que falou a empresários nesta sexta-feira em São Paulo.

rn

A previsão é que sejam investidos US$ 200 bilhões pelas empresas no setor até 2017 no mundo inteiro. Só a América Latina deve atrair US$ 100 bilhões. “A demanda por metais é altamente correlacionada ao crescimento mundial, que apesar de estar desacelerando, deve se manter. Só a China é responsável por 40% a 60% do consumo mundial, dependendo do metal”, afirmou durante evento sobre as possibilidades de investimentos brasileiros no Peru.

rn

O desaquecimento da economia global deve ter efeito nos planos de expansão das mineradoras mas, como a previsão é que os preços dos metais continuem em um patamar elevado para os próximos anos, o mercado vai seguir atrativo.

rn

Entre os latino-americanos o Peru se destaca, na visão do analista. O país andino é o segundo maior produtor mundial de prata e cobre e tem grande participação nas vendas globais de zinco, chumbo e ouro. Só o último metal é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) peruano, enquanto a mineração corresponde a 11% do PIB e 40% da arrecadação do governo.

rn

“Eles possuem um cenário mais amistoso do que o Brasil ao investimento estrangeiro. Mas a região inteira é rica em recursos metálicos, fato que por si só já atrai as empresas”, disse.

rn

 

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS