NOTÍCIAS

Anastasia defende mudança nos royalties dos minérios

21 de junho de 2012

rnrnDurante reunião da Associação Mineira dos Municípios, em Cataguases, o governador afirmou que o desenvolvimento das cidades é prioridade do Governo de Minas. O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta quinta

rn

rn

Durante reunião da Associação Mineira dos Municípios, em Cataguases, o governador afirmou que o desenvolvimento das cidades é prioridade do Governo de Minas. O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta quinta-feira (21/06), em Cataguases, na Zona da Mata, durante a 6ª Reunião Itinerante da Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), mudanças na legislação sobre a exploração dos recursos minerais, visando gerar mais recursos para o desenvolvimento sustentável dos municípios. “Agradeço a AMM por conduzir essa grande campanha a favor dos royalties, juntamente com a OAB, com a Associação Brasileira de Imprensa e com o Governo do Estado, para dar o que é de direito a Minas Gerais e aos municípios mineiros, que são os royalties da mineração. Tenho certeza de que essa será uma campanha vitoriosa e nós vamos levantar essa bandeira cada vez mais forte e dar uma retribuição daquilo que se tira de Minas Gerais,” disse o governador, lembrando o lançamento da campanha “Minério com mais justiça – Como está não dá para ficar. Mudança nos royalties do minério, já!”, lançada no último dia 18 de junho.

rn

rn

rn

A campanha visa corrigir uma distorção relativa à tributação da atividade extrativa mineral no país. O Governo de Minas e o “Movimento justiça ainda que tardia” lutam por uma compensação financeira maior pela exploração de recursos minerais. Existe uma grande disparidade entre os royalties do petróleo e do minério, o que prejudica estados como Minas Gerais e Pará, onde a atividade mineradora é mais intensa. As atividades de exploração de petróleo e de minérios, produtos não renováveis, têm, ambas, alto impacto ambiental. Entretanto, são tratadas de forma desigual. Por isso, o Movimento entende ser fundamental o aprimoramento dos instrumentos de taxação, para que a exploração mineral resulte em retorno para a sociedade. “Na realidade se trata de uma campanha cívica e cidadã para mostrar com justiça que nós temos que subir os royalties que são pagos pelas mineradoras ao Estado e aos municípios pelo minério que é extraído,” destacou Anastasia.
Reunião itinerante

rn

O governador parabenizou a Associação Mineira de Municípios pela iniciativa de realizar reuniões itinerantes pelo Estado. “A AMM é uma das instituições mais tradicionais e sérias de Minas Gerais. Ela congrega os 853 municípios. Com essas reuniões, temos condições de levantar os problemas mais prementes das cidades. O Estado e os municípios estão sempre lado a lado para trabalhar pelo progresso de Minas Geras”, ressaltou Antonio Anastasia, que ainda destacou a parceria do Governo de Minas com as prefeituras na busca pela melhoria constante da qualidade de vida das pessoas. Anastasia reforçou a tese de que os avanços só acontecem com a participação dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas.“Sou o primeiro a reconhecer que sem os municípios mineiros nós não avançamos. Temos de caminhar sempre juntos, para avançarmos juntos, pois nada adianta o Estado ir bem se os municípios não forem bem, ou vice-versa”, concluiu o governador. O presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, disse que Antonio Anastasia está sempre próximo dos prefeitos e tem apoiado continuamente às associações microrregionais, à AMM e as diversas entidades. O prefeito agradeceu o governador “por ele ser um municipalista, que realmente conhece as demandas dos municípios e sempre nos dar as mãos na busca de soluções para melhorar a qualidade de vida dos mineiros”.

rn

rn

 

Fonte: Correio dos Lagos

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS