NOTÍCIAS

Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração com a criação de um programa para contratação online e “às cegas”. O Mina de Talentos, como é chamado, é segmentado em duas frentes. A primeira é direcionada a Jovens Profissionais – engenheiros e geólogos com até dois anos de graduação – interessados em atuar nas operações da companhia em Minas Gerais (Conceição do Mato Dentro) e Goiás (Barro Alto e Niquelândia). A segunda está voltada para estagiários e se destina à contratação de estudantes de diversos cursos com vagas em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e escritório corporativo em Belo Horizonte. No total, são 100 vagas. As inscrições começam nesta sexta, dia 7 de dezembro, e se estendem até o mês janeiro. Mais informações sobre o cadastro podem ser encontradas nas redes sociais da Anglo American.

O processo de seleção foi criado em parceria com uma startup de recrutamento e pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones. Não é necessário baixar aplicativos. Durante o processo seletivo, dividido em cinco etapas, a empresa não saberá quem é o candidato, de onde ele é ou qual a sua instituição de ensino onde estudou. A seleção se dará por meio de ranking e pontuação, interação do profissional durante as tarefas, apresentação de solução para um case e conectividade com o propósito, valores e crenças da companhia. “É muito importante, também, que esse candidato, estagiário e recém-formado, esteja disposto a morar e contribuir com as comunidades locais onde atuamos. Procuramos profissionais com vontade de fazer a diferença e de construir algo diferente. E que, paralelamente, possuam um alinhamento com o propósito da empresa de re-imaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Gabriel Raposo, gerente de Recursos Humanos da Anglo American.

A empresa conhece o profissional no penúltimo momento, quando ele participa da dinâmica de grupo com o gestor da vaga e a equipe de Recursos Humanos. Essa será a primeira etapa presencial. Posteriormente, acontece a entrevista individual. “Será um processo mais eficiente, inovador, que reduzirá a exposição de itens que não são necessários e minimizando os vieses inconscientes do recrutador para a tomada de decisão”, esclarece o gerente.

Como funciona

O candidato acessa o site e, nesta primeira etapa, interage por meio de chats respondendo perguntas básicas, como nome, sobrenome, CPF, telefone e e-mail. No decorrer do processo, o profissional interage por meio de vídeos com os empregados da empresa e, assim, entende como é a operação das áreas e o funcionamento das minas. “A identidade da Anglo American, suas crenças, valores e pessoas são expostos desde o primeiro momento. É uma forma de apresentar a empresa e selecionar pessoas que se conectem com os nossos propósitos e nossa cultura”, explica Carlos Hilário Andrade, diretor de Recursos Humanos da Anglo American.

A segunda parte do processo consiste em situações reais e um case fictício para serem solucionados. Num terceiro momento, será solicitada a gravação de um vídeo solucionando o case apresentado. A quarta etapa é uma dinâmica presencial no site operacional da Anglo American e é direcionada àqueles que ficaram bem posicionados no ranking, por qualidade e tempo de respostas, de acordo com critérios e triagem da startup de recrutamento. A quinta, e última parte, consiste em uma entrevista individual com o gestor da área.

Ao final, os profissionais contratados participarão, durante dois anos, de programas de desenvolvimento na empresa com: treinamentos robustos, job rotation, trabalho voluntário, mentoring, avaliação de potencial e de performance, entre outras atividades.

Sobre a Anglo American

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e de minério de ferro, negócios integrados em uma única estrutura. Nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO), as unidades Barro Alto e Codemin produzem ferroníquel. Em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), o Minas-Rio produz minério de ferro, que é transportado via mineroduto até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

A Anglo American é uma mineradora global diversificada e nossos produtos são os elementos essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem os metais e minerais para atender as crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Como uma mineradora responsável – de diamantes (por meio da De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiões de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para revelar o valor sustentável que esses recursos representam para nossos acionistas, comunidades e países onde operamos e para a sociedade. A Anglo American está reinventando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

Conheça os destaques da EXPOSIBRAM 2021

18 de outubro de 2021

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021 foi encerrada em 7 de outubro e teve uma programação…

LEIA MAIS