NOTÍCIAS

Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração com a criação de um programa para contratação online e “às cegas”. O Mina de Talentos, como é chamado, é segmentado em duas frentes. A primeira é direcionada a Jovens Profissionais – engenheiros e geólogos com até dois anos de graduação – interessados em atuar nas operações da companhia em Minas Gerais (Conceição do Mato Dentro) e Goiás (Barro Alto e Niquelândia). A segunda está voltada para estagiários e se destina à contratação de estudantes de diversos cursos com vagas em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e escritório corporativo em Belo Horizonte. No total, são 100 vagas. As inscrições começam nesta sexta, dia 7 de dezembro, e se estendem até o mês janeiro. Mais informações sobre o cadastro podem ser encontradas nas redes sociais da Anglo American.

O processo de seleção foi criado em parceria com uma startup de recrutamento e pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones. Não é necessário baixar aplicativos. Durante o processo seletivo, dividido em cinco etapas, a empresa não saberá quem é o candidato, de onde ele é ou qual a sua instituição de ensino onde estudou. A seleção se dará por meio de ranking e pontuação, interação do profissional durante as tarefas, apresentação de solução para um case e conectividade com o propósito, valores e crenças da companhia. “É muito importante, também, que esse candidato, estagiário e recém-formado, esteja disposto a morar e contribuir com as comunidades locais onde atuamos. Procuramos profissionais com vontade de fazer a diferença e de construir algo diferente. E que, paralelamente, possuam um alinhamento com o propósito da empresa de re-imaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Gabriel Raposo, gerente de Recursos Humanos da Anglo American.

A empresa conhece o profissional no penúltimo momento, quando ele participa da dinâmica de grupo com o gestor da vaga e a equipe de Recursos Humanos. Essa será a primeira etapa presencial. Posteriormente, acontece a entrevista individual. “Será um processo mais eficiente, inovador, que reduzirá a exposição de itens que não são necessários e minimizando os vieses inconscientes do recrutador para a tomada de decisão”, esclarece o gerente.

Como funciona

O candidato acessa o site e, nesta primeira etapa, interage por meio de chats respondendo perguntas básicas, como nome, sobrenome, CPF, telefone e e-mail. No decorrer do processo, o profissional interage por meio de vídeos com os empregados da empresa e, assim, entende como é a operação das áreas e o funcionamento das minas. “A identidade da Anglo American, suas crenças, valores e pessoas são expostos desde o primeiro momento. É uma forma de apresentar a empresa e selecionar pessoas que se conectem com os nossos propósitos e nossa cultura”, explica Carlos Hilário Andrade, diretor de Recursos Humanos da Anglo American.

A segunda parte do processo consiste em situações reais e um case fictício para serem solucionados. Num terceiro momento, será solicitada a gravação de um vídeo solucionando o case apresentado. A quarta etapa é uma dinâmica presencial no site operacional da Anglo American e é direcionada àqueles que ficaram bem posicionados no ranking, por qualidade e tempo de respostas, de acordo com critérios e triagem da startup de recrutamento. A quinta, e última parte, consiste em uma entrevista individual com o gestor da área.

Ao final, os profissionais contratados participarão, durante dois anos, de programas de desenvolvimento na empresa com: treinamentos robustos, job rotation, trabalho voluntário, mentoring, avaliação de potencial e de performance, entre outras atividades.

Sobre a Anglo American

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e de minério de ferro, negócios integrados em uma única estrutura. Nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO), as unidades Barro Alto e Codemin produzem ferroníquel. Em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), o Minas-Rio produz minério de ferro, que é transportado via mineroduto até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

A Anglo American é uma mineradora global diversificada e nossos produtos são os elementos essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem os metais e minerais para atender as crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Como uma mineradora responsável – de diamantes (por meio da De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiões de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para revelar o valor sustentável que esses recursos representam para nossos acionistas, comunidades e países onde operamos e para a sociedade. A Anglo American está reinventando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS