NOTÍCIAS

Anglo American apreseta jogo educativo a professores da rede pública de Cubatão

14 de agosto de 2015

Na última quarta-feira, 12, professores da rede municipal de ensino de Cubatão participaram de oficinas para conhecer o jogo Cidade Viva – Jogo Cooperativo de Educação Ambiental, iniciativa construída pela Ang

Na última quarta-feira, 12, professores da rede municipal de ensino de Cubatão participaram de oficinas para conhecer o jogo Cidade Viva – Jogo Cooperativo de Educação Ambiental, iniciativa construída pela Anglo American em parceria com a Secretaria da Educação. O Secretário de Educação, César Pimentel, esteve presente durante o encontro.

rn

O material lúdico foi desenvolvido com o propósito de estimular a discussão e a troca de ideias entre os alunos, buscando soluções para possíveis problemas relacionados ao meio ambiente, identificando possíveis públicos, regiões afetadas e seus interesses.

rn

A dinâmica do jogo apresentará aos estudantes situações desafiadoras e os alunos sugerirão quais órgãos do poder público e organizações da sociedade poderiam ser acionados conforme o problema discutido, listando as ações a serem realizadas para solucionar a situação e definir a escala de prioridade para cada caso apresentado.

rn

“Esse material proporciona aos jovens uma maior compreensão sobre o papel da sociedade e seus diversos representantes na gestão municipal e também estimula não apenas a pensarem em soluções para os possíveis problemas ambientais, mas a repensarem suas próprias ações em relação à cidade como um todo. Para a Anglo American, estimular esse tipo de consciência é importante, pois planta a sementinha da sustentabilidade nos futuros adultos”, afirma Marcelo Marcos Silva, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Anglo American.

rn

Todas as escolas municipais da cidade receberão o jogo para aplicação em sala de aula dos alunos de 6º e 7º anos. O material é composto por um tabuleiro, que traz um mapa com todas as regiões de Cubatão, e três grupos de cartas: principais bairros ou região, potenciais problemas ou ocorrências e organizações que atuam no município.

rn

As 15 cartas das localidades representam as regiões e ou bairros da cidade e trazem o descritivo das características que compõem cada uma delas. Esta etapa ajuda os alunos a identificarem áreas urbanas, industriais, de proteção ambiental e vias de acesso.

rn

As situações-problema são representadas por 13 cartas, cada uma com a descrição e as consequências do problema enfrentado, além de apontarem o objetivo dos alunos naquela rodada.

rn

E as 22 cartas das organizações trazem as instituições públicas e privadas e uma breve apresentação sobre suas funções e principais formas de atuação. Cada uma das organizações é representada por um peão, que deve ser posicionado na região do município que o grupo estiver trabalhando.

rn

A caixa do jogo também contém fichas de trabalho, que servem para o registro das soluções propostas pelos jogadores e posterior avaliação da discussão gerada em sala de aula pelo professor. Em praticamente todas as situações os alunos precisarão unir mais de uma organização para resolver os potenciais problemas apresentados.

rn

“O jogo foi desenvolvido de forma a possibilitar a discussão, de uma forma crítica, participativa e colaborativa, de vários aspectos relacionados às questões ambientais, como questões geográficas, culturais, biológicas e históricas. Além disso, por tratar de temas e questões do município de Cubatão, o jogo aproxima a cidade dos alunos e estimula a reflexão a partir de situações-problema do cotidiano de alunos e professores. Fizemos diversos testes, até concluirmos o jogo Cidade Viva. Além disso, essa atividade agrega o desenvolvimento de conceitos fundamentais para os alunos, como o respeito por ideias discordantes, a visão ampla dos impactos e o diálogo aberto para a resolução de problemas que podem ocorrer na cidade, em diferentes situações”, afirma Ana Lúcia de Mello, idealizadora do projeto e coordenadora das áreas de Ciências Naturais e Educação Ambiental, do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação de Cubatão.

rn

Ao todo serão entregues 70 jogos para 11 escolas, e o material será integrado à grade curricular no segundo semestre deste ano para as turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Além disso, a Anglo American já programou uma sessão especial com filhos de empregados para o mês de outubro.

rn

Sobre a Anglo American

rn

A Anglo American é uma empresa global e diversificada de mineração que fornece as matérias-primas essenciais para o desenvolvimento econômico e a vida moderna. Nossas pessoas estão no centro do nosso negócio. São as nossas equipes que usam as tecnologias mais avançadas para encontrar novos recursos, planejar e desenvolver novas minas, minerar, processar, transportar e comercializar nossos produtos – de produtos a granel e metais básicos a metais preciosos e diamantes (por meio da DeBeers) – para nossos clientes em todo o mundo. Nosso portfólio diversificado de produtos abrange todo o ciclo de desenvolvimento econômico e, como uma mineradora responsável, nós somos os guardiões de recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e partes interessadas para transmitir o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países onde operamos – a criação de valor sustentável e fazer a diferença. Nossas operações de mineração, projetos de expansão e nossas atividades de exploração e comercialização estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

rn

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).

rn

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Anglo American

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS