NOTÍCIAS

Anglo American começa processo de limpeza interna do mineroduto

14 de maio de 2018

A Anglo American recebeu a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Juízo de Rio Casca (MG) para o início do processo de limpeza interna do mineroduto, que está com atividades paralisadas desde o dia 29/3. A limpeza começa na semana que vem, depois que a empresa avisar as comunidades e os superficiários sobre a iniciativa, que consiste na passagem de água pelos dutos para a retirada de cerca de 70 mil toneladas da polpa de minério retido com a parada emergencial.

Essa é a etapa inicial do processo de inspeção detalhada que será realizado utilizando uma série de equipamentos chamados PIG, que percorrerão internamente toda a tubulação e farão um levantamento completo de diversos aspectos que compõem os tubos. Quatro tipos de PIGs passarão pelo mineroduto: de limpeza, geométrico, magnético e ultrassom. Isso gera uma grande quantidade de informação, que será analisada por empresas independentes. A inspeção irá fornecer os parâmetros de segurança operacional para a volta das atividades da empresa.

Inicialmente, o enchimento de água será feito na seção 2 do mineroduto, que vai de Santo Antônio do Grama (MG) a São João da Barra (RJ). Medidas de segurança serão reforçadas, uma vez que esse foi o trecho no qual ocorreram os dois vazamentos em março. Além do monitoramento eletrônico em tempo real, equipes da empresa irão vasculhar 33 quilômetros do mineroduto presencialmente e serão utilizadas as menores pressões possíveis para o processo.

A seção 1 do duto – de Conceição do Mato Dentro (MG) a Santo Antônio do Grama – também passará pelo processo de limpeza com água. Após o enchimento com água das duas seções, o mineroduto estará pronto para a passagem do PIG.

A Anglo American reforça seu compromisso com a segurança e está comprometida a voltar a operar apenas após inspeções minuciosas. O Minas-Rio continua sendo um projeto competitivo, com um produto de qualidade e alta demanda no mercado internacional de minério de ferro.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

e-Mineração 2023 une mineradoras e fornecedores com o propósito de garantir mais sustentabilidade e responsabilidade socioambiental ao setor

7 de julho de 2023

2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS