NOTÍCIAS

Anglo American começa processo de limpeza interna do mineroduto

14 de maio de 2018

A Anglo American recebeu a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Juízo de Rio Casca (MG) para o início do processo de limpeza interna do mineroduto, que está com atividades paralisadas desde o dia 29/3. A limpeza começa na semana que vem, depois que a empresa avisar as comunidades e os superficiários sobre a iniciativa, que consiste na passagem de água pelos dutos para a retirada de cerca de 70 mil toneladas da polpa de minério retido com a parada emergencial.

Essa é a etapa inicial do processo de inspeção detalhada que será realizado utilizando uma série de equipamentos chamados PIG, que percorrerão internamente toda a tubulação e farão um levantamento completo de diversos aspectos que compõem os tubos. Quatro tipos de PIGs passarão pelo mineroduto: de limpeza, geométrico, magnético e ultrassom. Isso gera uma grande quantidade de informação, que será analisada por empresas independentes. A inspeção irá fornecer os parâmetros de segurança operacional para a volta das atividades da empresa.

Inicialmente, o enchimento de água será feito na seção 2 do mineroduto, que vai de Santo Antônio do Grama (MG) a São João da Barra (RJ). Medidas de segurança serão reforçadas, uma vez que esse foi o trecho no qual ocorreram os dois vazamentos em março. Além do monitoramento eletrônico em tempo real, equipes da empresa irão vasculhar 33 quilômetros do mineroduto presencialmente e serão utilizadas as menores pressões possíveis para o processo.

A seção 1 do duto – de Conceição do Mato Dentro (MG) a Santo Antônio do Grama – também passará pelo processo de limpeza com água. Após o enchimento com água das duas seções, o mineroduto estará pronto para a passagem do PIG.

A Anglo American reforça seu compromisso com a segurança e está comprometida a voltar a operar apenas após inspeções minuciosas. O Minas-Rio continua sendo um projeto competitivo, com um produto de qualidade e alta demanda no mercado internacional de minério de ferro.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS