NOTÍCIAS

Anglo American começa processo de limpeza interna do mineroduto

14 de maio de 2018

A Anglo American recebeu a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Juízo de Rio Casca (MG) para o início do processo de limpeza interna do mineroduto, que está com atividades paralisadas desde o dia 29/3. A limpeza começa na semana que vem, depois que a empresa avisar as comunidades e os superficiários sobre a iniciativa, que consiste na passagem de água pelos dutos para a retirada de cerca de 70 mil toneladas da polpa de minério retido com a parada emergencial.

Essa é a etapa inicial do processo de inspeção detalhada que será realizado utilizando uma série de equipamentos chamados PIG, que percorrerão internamente toda a tubulação e farão um levantamento completo de diversos aspectos que compõem os tubos. Quatro tipos de PIGs passarão pelo mineroduto: de limpeza, geométrico, magnético e ultrassom. Isso gera uma grande quantidade de informação, que será analisada por empresas independentes. A inspeção irá fornecer os parâmetros de segurança operacional para a volta das atividades da empresa.

Inicialmente, o enchimento de água será feito na seção 2 do mineroduto, que vai de Santo Antônio do Grama (MG) a São João da Barra (RJ). Medidas de segurança serão reforçadas, uma vez que esse foi o trecho no qual ocorreram os dois vazamentos em março. Além do monitoramento eletrônico em tempo real, equipes da empresa irão vasculhar 33 quilômetros do mineroduto presencialmente e serão utilizadas as menores pressões possíveis para o processo.

A seção 1 do duto – de Conceição do Mato Dentro (MG) a Santo Antônio do Grama – também passará pelo processo de limpeza com água. Após o enchimento com água das duas seções, o mineroduto estará pronto para a passagem do PIG.

A Anglo American reforça seu compromisso com a segurança e está comprometida a voltar a operar apenas após inspeções minuciosas. O Minas-Rio continua sendo um projeto competitivo, com um produto de qualidade e alta demanda no mercado internacional de minério de ferro.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS