NOTÍCIAS

Anglo American investe em infraestrutura para turismo ecológico em Conceição do Mato Dentro e região

9 de agosto de 2017

Novas estruturas reforçarão a segurança das cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo

Considerada a Capital Mineira do Ecoturismo, Conceição do Mato Dentro (MG) abriga várias cachoeiras, sítios arqueológicos e parques de preservação ambiental. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do turismo na região, a Anglo American está investindo em iniciativas como regularização e aquisição de terras para os parques naturais, capacitação dos empreendedores locais para o turismo e preservação do patrimônio histórico. Para facilitar o acesso aos pontos turísticos e aumentar a segurança dos visitantes, o último investimento foi a revitalização das trilhas de acesso às cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro.
 
Desde abril, a companhia está implantando novas estruturas nessas cachoeiras. Exemplo disso são as escadas de madeira, corrimãos, passagens e mirantes para que o visitante possa admirar a beleza da região. Também estão sendo instaladas placas indicativas para facilitar o acesso e garantir que ninguém se perca no caminho.
 
Outra ação é a sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso pouco usada que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé quanto de bicicleta. Os investimentos reforçam a preocupação da empresa com a segurança da comunidade e dos visitantes e com o fomento do turismo na região, uma importante fonte para movimentação da economia local. Definida em conjunto com o poder público por meio dos Conselhos Municipais de Turismo e de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), parte destes investimentos são obrigações assumidas pela empresa no processo de licenciamento ambiental do Sistema Minas-Rio.
 
Investimentos em preservação
 
A cachoeira do Tabuleiro está situada no Parque Municipal do Tabuleiro e no Parque Estadual da Serra do Intendente. Este último, situado nos territórios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte e Santana do Riacho, também abriga a cachoeira Rabo de Cavalo. Ele foi criado em 2007 pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) com o objetivo de proteger esse patrimônio natural.
 
A Anglo American contribui para a preservação do Parque por meio da aquisição, regularização e mobilização de terras. Ao todo, a empresa já adquiriu 2 mil hectares de terras para futura doação ao órgão gestor do local, o IEF. A companhia também já regularizou e mobilizou mais de 100 hectares para a Unidade de Conservação do Monumento Natural da Serra da Ferrugem.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS