NOTÍCIAS

Anglo American oferece vagas para pessoas com deficiência

11 de julho de 2017

Oportunidades são para atuar em Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro (MG)

Estão abertas as inscrições para vagas de emprego oferecidas pelo Incluir, programa da Anglo American para contratação de pessoas com deficiência. As oportunidades são para atuar em Belo Horizonte e Conceição do Mato dentro (MG) e as inscrições podem ser feitas até 19 de julho pelo site da empresa (www.angloamerican.com.br) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro (MG).
 
A ideia é valorizar o convívio com as diferenças de forma a enriquecer o ambiente empresarial  a partir da perspectiva da diversidade. Jackson Alves de Oliveira possui visão monocular e começou a trabalhar na Anglo American há cerca de três anos, por meio do Programa Incluir. Após participar do curso de mecânico de instalações industriais oferecido pela companhia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ele passou a trabalhar na área de Manutenção da Usina do Minas-Rio, operação de minério de ferro da empresa. “Eu cresci profissionalmente. O Programa dá confiança para que a gente possa se desenvolver na carreira “, diz.
 
Criado em 2014, o Programa Incluir tem o objetivo de contratar, reter e contribuir para o desenvolvimento do profissional com deficiência. A empresa pretende atuar de forma integrada, em longo prazo, para que o processo de inclusão seja efetivo. Nesse sentido, irá adotar  ações como a sensibilização de gestores e equipes, aproximação com a família, capacitações e parcerias com instituições que trabalham com inclusão. Além das vagas, o Incluir também oferecerá capacitação para profissionais que não possuam experiência, em parceria com o Senai, no sentido de incentivar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
 
Quem pode se candidatar
 
Pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, psicossocial e reabilitados do INSS podem participar do Programa Incluir. Considerando os diferentes tipos de deficiências e seus graus de intensidade, saiba mais sobre o que caracteriza algumas dessas deficiências e quem pode se candidatar às vagas do Programa Incluir:
 
Reabilitado pelo INSS
 
São as pessoas que passaram pelo processo de reabilitação junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e receberam um Certificado de Reabilitação Profissional.
 
Deficiência física
 
Ocorre quando há uma alteração completa ou parcial de pelo menos um segmento do corpo, comprometendo a função física da pessoa. Pode se apresentar de diversas formas, como paraplegia (paralisia das pernas e da parte inferior do corpo), amputação, paralisia cerebral, nanismo, dentre outros.
 
Deficiência auditiva
 
É quando se perde a audição nos dois ouvidos, parcial ou totalmente, de 41 decibéis (dB) ou mais.
 
Deficiência visual
 
Pode ser caracterizada em quatro situações:
 
Cegueira: capacidade de percepção visual igual ou menor que 0,005 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção ótica. A visão monocular é caracterizada quando há cegueira com visão de vultos, conta-dedos em um olho, cegueira legal declarada pelo oftalmologista, uso de prótese, olho enucleado ou atrofia ocular.
Baixa visão: capacidade de percepção visual entre 0,05 (20/40) e 0,3 (20/60) no melhor olho, com a melhor correção ótica;
Combinação: o somatório da medida do campo visual dos dois olhos for igual ou menor que 60°;
Simultaneidade: ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Deficiência intelectual
 
É quando o funcionamento intelectual é significantemente inferior à média da população e manifestado antes dos 18 anos, como ocorre, por exemplo, na Síndrome de Down. Além disso, é preciso apresentar limitações em pelo menos duas das habilidades adaptativas abaixo:
 
Comunicação;
Cuidado pessoal;
Habilidades sociais;
Utilização de recursos da comunidade;
Saúde e segurança;
Habilidades acadêmicas;
Lazer;
Trabalho.
Deficiência psicossocial
 
As pessoas com deficiência psicossocial são aquelas que adquiriram alguma sequela em decorrência de um transtorno mental grave e incurável. Os mais comuns são os quadros psicóticos, que incluem a esquizofrenia. Também são caracterizadas como psicossociais a Síndrome de Rett (condição rara, que causa desordens neurológicas principalmente em crianças do sexo feminino), Síndrome de Asperger (uma condição neurológica dentro do espectro do autismo) e o próprio autismo.
 
Deficiência múltipla
 
É a associação de duas ou mais deficiências.
 
Pontos de inscrição
 
Para quem mora em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim ou Serro, as inscrições também podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nos CRAS, localizados nos endereços abaixo:
 
Alvorada de Minas
Avenida Padre Paraíso, s/nº – Centro
 
Das 8 às 12h
 
Conceição do Mato Dentro
Rua Doutor Miguel Safi, 100 – Centro
 
Das 8 às 17h
 
Dom Joaquim
Praça Cônego Firmiano, 40 – Centro
 
Das 13 às 16h
 
Serro
Rua Santa Rita, 56 – Centro
 
Das 7 às 17h
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS