NOTÍCIAS

Anglogold Ashanti apoia campanha de prevenção e diagnóstico de câncer em Santa Bárbara

11 de julho de 2017

Parceria com a Fundação Cristiano Varella permitirá que população realize exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) entre os dias 10 e 14 de julho

Mais de 50 mil mulheres terão o diagnóstico positivo para câncer de mama no Brasil, somente em 2017. Cerca de 16 mil brasileiras serão diagnosticadas com câncer de colo de útero até o final do ano. Além disso, outros 61 mil homens receberão a notícia de que possuem câncer de próstata antes de 2018. Estes três dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e demonstram a importância da prevenção.
 
A forma mais segura de se precaver contra o câncer é por meio de exames preventivos. Assim, por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a AngloGold Ashanti está realizando, em conjunto com a Fundação Cristiano Varella, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. A ação – que conta com o apoio da prefeitura municipal de Santa Bárbara – incentiva a população a prevenir de câncer de mama, do colo de útero e de próstata. Para isso, serão realizados exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) na Praça da Estação de Santa Bárbara, entre os dias 10 e 14 de julho.
 
Posteriormente a ação será repetida em Nova Lima (17 a 21 de julho), Caeté (28 de agosto a 1º de setembro), Sabará (16 a 20 de outubro), Barão de Cocais (21 a 23 de novembro) e em Rio Acima (4 a 8 de dezembro).
 
Resultados
 
A ação já foi realizada em Raposos, entre 29 de maio e 2 de junho. Cerca de 600 pessoas participaram da Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer.
 
Foram realizados 669 exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau), número 11% superior ao previsto inicialmente, de 600 exames.
 
Exames realizados
 
Os exames de mamografia gratuitos serão disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens serão oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames.
 
A expectativa é que sejam realizadas 200 mamografias, 200 exames de PSA (para diagnóstico de câncer de próstata) e outros 200 preventivos (Papanicolau) nos cinco dias da campanha. Além da realização dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha. “Conscientizar a população é tão importante quanto realizar os exames. O câncer, quando diagnosticado na sua fase inicial, é quase sempre tratável e muitas vezes curável”, Dr. Edson Augusto Pracchia Ribeiro, diretor técnico da Fundação Cristiano Varella.
 
O apoio à Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer é uma importante forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de vida das populações dos municípios próximos às nossas operações”, analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.
 
A campanha integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) – implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar serviços desenvolvidos no campo da oncologia e conta com o apoio das empresas por meio de incentivo fiscal.
 
Serviço: Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer – Santa Bárbara/MG
 
Inscrições gratuitas na Unidade de saúde mais próxima da residência
Data: 10 a 14 de julho
Local: Ginásio Poliesportivo
Horários: 07 às 17h
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS