NOTÍCIAS

Anglogold Ashanti apoia campanha de prevenção e diagnóstico de câncer em Santa Bárbara

11 de julho de 2017

Parceria com a Fundação Cristiano Varella permitirá que população realize exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) entre os dias 10 e 14 de julho

Mais de 50 mil mulheres terão o diagnóstico positivo para câncer de mama no Brasil, somente em 2017. Cerca de 16 mil brasileiras serão diagnosticadas com câncer de colo de útero até o final do ano. Além disso, outros 61 mil homens receberão a notícia de que possuem câncer de próstata antes de 2018. Estes três dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e demonstram a importância da prevenção.
 
A forma mais segura de se precaver contra o câncer é por meio de exames preventivos. Assim, por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a AngloGold Ashanti está realizando, em conjunto com a Fundação Cristiano Varella, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. A ação – que conta com o apoio da prefeitura municipal de Santa Bárbara – incentiva a população a prevenir de câncer de mama, do colo de útero e de próstata. Para isso, serão realizados exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) na Praça da Estação de Santa Bárbara, entre os dias 10 e 14 de julho.
 
Posteriormente a ação será repetida em Nova Lima (17 a 21 de julho), Caeté (28 de agosto a 1º de setembro), Sabará (16 a 20 de outubro), Barão de Cocais (21 a 23 de novembro) e em Rio Acima (4 a 8 de dezembro).
 
Resultados
 
A ação já foi realizada em Raposos, entre 29 de maio e 2 de junho. Cerca de 600 pessoas participaram da Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer.
 
Foram realizados 669 exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau), número 11% superior ao previsto inicialmente, de 600 exames.
 
Exames realizados
 
Os exames de mamografia gratuitos serão disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens serão oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames.
 
A expectativa é que sejam realizadas 200 mamografias, 200 exames de PSA (para diagnóstico de câncer de próstata) e outros 200 preventivos (Papanicolau) nos cinco dias da campanha. Além da realização dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha. “Conscientizar a população é tão importante quanto realizar os exames. O câncer, quando diagnosticado na sua fase inicial, é quase sempre tratável e muitas vezes curável”, Dr. Edson Augusto Pracchia Ribeiro, diretor técnico da Fundação Cristiano Varella.
 
O apoio à Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer é uma importante forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de vida das populações dos municípios próximos às nossas operações”, analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.
 
A campanha integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) – implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar serviços desenvolvidos no campo da oncologia e conta com o apoio das empresas por meio de incentivo fiscal.
 
Serviço: Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer – Santa Bárbara/MG
 
Inscrições gratuitas na Unidade de saúde mais próxima da residência
Data: 10 a 14 de julho
Local: Ginásio Poliesportivo
Horários: 07 às 17h
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS