NOTÍCIAS

AngloGold Ashanti aprimora frota de subsolo

14 de janeiro de 2019

Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais

Cerca de R$ 10 milhões foram investidos pela AngloGold Ashanti na aquisição de dois jumbos – modelos DD321-40C e Boomer M2C – para as operações da empresa em Santa Bárbara (Córrego do Sítio) e em Sabará (Cuiabá), ambas em Minas Gerais. Os novos equipamentos contribuirão para melhorar os indicadores de produtividade e qualidade do processo nas frentes de desenvolvimento.

O primeiro deles, o DD321-40C, foi adquirido em julho de 2018 para Córrego do Sítio e já apresenta melhorias nos indicadores de rendimento de fogo e de redução do overbreak. Em síntese, irá permitir uma ampliação da metragem na rampa Carvoaria e nas frentes desse corpo, o principal da unidade. “Ele também vai aumentar a disponibilidade e confiabilidade da frota de jumbo, além de prover uma melhor produtividade e qualidade de perfuração, uma vez que virá com uma tecnologia embarcada superior aos demais equipamentos em operação”, explica Renato de Castro, diretor de Operações Córrego do Sítio.

Com a aquisição, a unidade em Santa Bárbara passa a dispor de quatro jumbos de perfuração de frente e três jumbos de contenção. As inovações tecnológicas do DD321-40C são muitas. Um exemplo é o Sistema TCAD, que permite ao operador visualizar pelo monitor da cabine de operação o plano de perfuração com os ângulos planejados, promovendo mais precisão e qualidade para o trabalho. Ao final, um relatório compara o planejado com o realizado, o que ajuda nas análises sobre a perfuração e o rendimento da frente.

A mesma estratégia de reformulação da frota de jumbos foi executada na unidade em Sabará, com a aquisição do novo jumbo em outubro de 2017. Quem explica é Ricardo Assis, diretor de Operações Cuiabá. “O novo Boomer M2C – JE39 permitiu a aumento da metragem de desenvolvimento das rampas principais com auxílio da tecnologia de automação embarcada e do comprimento de perfuração. A expectativa é que o equipamento aumente a nossa produtividade, já que o sistema automatizado faz a leitura da navegação, traça o ponto, perfura e ainda emite um relatório sobre a qualidade da perfuração realizada”, analisa.

O Boomer M2C possui um comprimento das lanças 30% maior do que os equipamentos atuais, o que permitirá um aumento na metragem desenvolvida, além de assegurar uma maior qualidade de perfuração nas frentes de desenvolvimento. Com ele, a Unidade passa a dispor de três jumbos de perfuração de frente e quatro jumbos de contenção.

Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 13 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Austrália e Gana.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS