NOTÍCIAS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada para ser inaugurado. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 17/1 (quinta-feira), em Belo Horizonte (MG).
O projeto consiste em um centro de inovação para startups e reúne, em um mesmo espaço físico, empreendedores, mineradoras e empresas integrantes da cadeia de fornecimento da indústria mineral. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

O objetivo é construir um canal direto de negócios e relacionamento entre mineradoras e iniciativas de inovação aplicada (startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica). O programa busca conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

Segundo o diretor-presidente do IBRAM, Walter Batista Alvarenga, a ideia é operar como um ecossistema de inovação aberta. “Consideramos muito importante reunir em um local as mineradoras, as startups e também os fornecedores para otimizar recursos, encurtar distâncias e criar oportunidades de trocas de experiências. Será um espaço vivo e ativo”, avalia Walter Alvarenga.

Para ele, o Hub da Mineração irá proporcionar à indústria mineral brasileira a capacidade de dar um salto em inovação. “Nossa expectativa é gerar muitos negócios e oportunidades para empresários e profissionais ligados à tecnologia, à inovação e a outros segmentos no Brasil”, afirma.

Além do IBRAM, atualmente participam do projeto 18 importantes mineradoras: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CMOC International Brasil, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale. Além das mineradoras, companhias da cadeia de fornecedores também endossam o Hub da Mineração: Haver Brasil, IHM Stefanini, ISQ, LGA e Sebremd.

Com o apoio da Anglo American, a cerimônia de inauguração contará com o serviço “Cozinheiros da Rua”, um buffet que conta com a atuação de ex-moradores de rua.

Serviço:
Inauguração do Hub da Mineração
Data: 17 de janeiro de 2019
Horário: 17 horas
Local: Rua Sergipe, nº 1.440, bairro Savassi.Mais informações em https://www.mininghub.com.br/mhub.html#!/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS