NOTÍCIAS

Arcelor tem conversa adiantada com Usiminas para licitação de porto

19 de março de 2012

O diretor-presidente da ArcelorMittal Mineração do Brasil, Sebastião Costa Filho, informou que as conversas com a Usiminas Mineração estão em fase adiantada para a formação de um consórci

O diretor-presidente da ArcelorMittal Mineração do Brasil, Sebastião Costa Filho, informou que as conversas com a Usiminas Mineração estão em fase adiantada para a formação de um consórcio com o objetivo de disputar a licitação do “porto do meio”, um porto público que deve ser construído na Baía de Sepetiba pela Companhia Docas do Rio de Janeiro.

rn

“Estamos conversando com a Usiminas e temos interesse em caminhar juntos nesta direção”, disse Costa Filho. Ele admitiu que também está em entendimentos com a Multiterminais, já que a formação do consórcio envolve a operação do terminal. Este assunto, no entanto, é para ser discutido “mais lá na frente”, disse o executivo.

rn

Há ainda a possibilidade deste consórcio envolver também mais quatro pequenas mineradoras do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Não há, no entanto, nada definido. Apenas a conversa adiantada com a Usiminas Mineração e a possibilidade da Multiterminais.

rn

A ArcelorMittal aguarda ainda para o primeiro semestre a saída do edital de licitação, que deve constar um estudo técnico de viabilidade econômica. A expectativa de Costa Filho é que o documento indique um investimento de US$ 800 milhões no porto.

rn

A ArcelorMittal Mineração do Brasil e a Usiminas Mineração, assim como outras pequenas mineradoras mineiras, há tempos alimentam o projeto de um porto privado para dar vazão à sua produção. Semestralmente, as empresas participam de licitações em portos da Vale e da CSN para escoar seu minério, onde adquirem cotas de movimentação.

rn

No caso da ArcelorMittal, esta necessidade tende a aumentar com os investimentos combinados de US$ 125 milhões na extração de minério, o que deve elevar sua produção anual a 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro até 2013.

rn

A Usiminas recentemente fechou acordo com a MMX, onde cedeu o uso da mina Pau de Vinho em troca do direito de utilizar o Porto do Sudeste.

rn

A questão da construção do “porto do meio” já é debatida há cinco anos, sendo que a última previsão de lançamento do edital por parte da Docas era para novembro do ano passado.

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS