NOTÍCIAS

Arcelor tem conversa adiantada com Usiminas para licitação de porto

19 de março de 2012

O diretor-presidente da ArcelorMittal Mineração do Brasil, Sebastião Costa Filho, informou que as conversas com a Usiminas Mineração estão em fase adiantada para a formação de um consórci

O diretor-presidente da ArcelorMittal Mineração do Brasil, Sebastião Costa Filho, informou que as conversas com a Usiminas Mineração estão em fase adiantada para a formação de um consórcio com o objetivo de disputar a licitação do “porto do meio”, um porto público que deve ser construído na Baía de Sepetiba pela Companhia Docas do Rio de Janeiro.

rn

“Estamos conversando com a Usiminas e temos interesse em caminhar juntos nesta direção”, disse Costa Filho. Ele admitiu que também está em entendimentos com a Multiterminais, já que a formação do consórcio envolve a operação do terminal. Este assunto, no entanto, é para ser discutido “mais lá na frente”, disse o executivo.

rn

Há ainda a possibilidade deste consórcio envolver também mais quatro pequenas mineradoras do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Não há, no entanto, nada definido. Apenas a conversa adiantada com a Usiminas Mineração e a possibilidade da Multiterminais.

rn

A ArcelorMittal aguarda ainda para o primeiro semestre a saída do edital de licitação, que deve constar um estudo técnico de viabilidade econômica. A expectativa de Costa Filho é que o documento indique um investimento de US$ 800 milhões no porto.

rn

A ArcelorMittal Mineração do Brasil e a Usiminas Mineração, assim como outras pequenas mineradoras mineiras, há tempos alimentam o projeto de um porto privado para dar vazão à sua produção. Semestralmente, as empresas participam de licitações em portos da Vale e da CSN para escoar seu minério, onde adquirem cotas de movimentação.

rn

No caso da ArcelorMittal, esta necessidade tende a aumentar com os investimentos combinados de US$ 125 milhões na extração de minério, o que deve elevar sua produção anual a 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro até 2013.

rn

A Usiminas recentemente fechou acordo com a MMX, onde cedeu o uso da mina Pau de Vinho em troca do direito de utilizar o Porto do Sudeste.

rn

A questão da construção do “porto do meio” já é debatida há cinco anos, sendo que a última previsão de lançamento do edital por parte da Docas era para novembro do ano passado.

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS