NOTÍCIAS

Argentina apresenta sistemas para controle de processos minerários

1 de julho de 2015

O governo da província de San Juan, na Argentina, apresentou, na última segunda-feira (29), por meio do Ministério de Minas, um novo sistema de registro para mineração e cadastro em tempo real e um sistema de i

O governo da província de San Juan, na Argentina, apresentou, na última segunda-feira (29), por meio do Ministério de Minas, um novo sistema de registro para mineração e cadastro em tempo real e um sistema de informação geográfica provincial de mineração.

rn

Os sistemas permitem que qualquer pessoa ou empresa, nacional ou estrangeira, consulte em tempo real as áreas ocupadas ou livres de empreendimentos minerários na província, com identificação de nome, registro e tipo de mineral.

rn

Os sistemas foram apresentados em uma cerimônia presidida pelo governador de San Juan, José Luis Gioia; o ministro de Mineração da província, Philip Nelson Saavedra; e o diretor de cadastro mineiro, Manuel Rodriguez.

rn

Os sistemas fornecem toda informação geográfica, de infraestrutura, geológica e econômica da província, para permitir uma tomada de decisões adequada para quem deseja investir em San Juan. Assim, a província é a primeira do país em colocar em operação um sistema com essas características, compartilhando a liderança neste tipo de registro de informações on-line na América Latina.

rn

Rodriguez explicou, durante o evento, o conteúdo de ambos os sistemas e seu modo de funcionamento e afirmou que sua aplicação “representa uma contribuição transcendente para a segurança jurídica da atividade de mineração, proporcionando igualdade de oportunidades para todos os que desejam participar no desenvolvimento de mineração provincial. Acreditamos que estes sistemas ajudam a limpar e ordenar todo o processo de mineração, assumindo o compromisso de mantê-lo constantemente atualizado e em crescimento”.

rn

Já o governador Gioia parabenizou toda a equipe do Departamento de Registro e Cadastro Mineiro Ministério das Minas e disse que “certamente as empresas de mineração devem avaliar a magnitude e a importância destes sistemas que dão transparência a toda a papelada”.

rn

“Demos um passo fundamental e estamos muito orgulhosos de sermos a primeira província argentina a fazê-lo. Com toda a nossa riqueza geológica, precisamos transformá-la em crescimento, desenvolvimento, emprego e salário digno para muitos San Juan e Argentina”, afirmou. As informações são do Ministério de Minas da província e o sistema pode ser acessado a partir do seu website: http://mineria.sanjuan.gov.ar/.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS