NOTÍCIAS

Argentina apresenta sistemas para controle de processos minerários

1 de julho de 2015

O governo da província de San Juan, na Argentina, apresentou, na última segunda-feira (29), por meio do Ministério de Minas, um novo sistema de registro para mineração e cadastro em tempo real e um sistema de i

O governo da província de San Juan, na Argentina, apresentou, na última segunda-feira (29), por meio do Ministério de Minas, um novo sistema de registro para mineração e cadastro em tempo real e um sistema de informação geográfica provincial de mineração.

rn

Os sistemas permitem que qualquer pessoa ou empresa, nacional ou estrangeira, consulte em tempo real as áreas ocupadas ou livres de empreendimentos minerários na província, com identificação de nome, registro e tipo de mineral.

rn

Os sistemas foram apresentados em uma cerimônia presidida pelo governador de San Juan, José Luis Gioia; o ministro de Mineração da província, Philip Nelson Saavedra; e o diretor de cadastro mineiro, Manuel Rodriguez.

rn

Os sistemas fornecem toda informação geográfica, de infraestrutura, geológica e econômica da província, para permitir uma tomada de decisões adequada para quem deseja investir em San Juan. Assim, a província é a primeira do país em colocar em operação um sistema com essas características, compartilhando a liderança neste tipo de registro de informações on-line na América Latina.

rn

Rodriguez explicou, durante o evento, o conteúdo de ambos os sistemas e seu modo de funcionamento e afirmou que sua aplicação “representa uma contribuição transcendente para a segurança jurídica da atividade de mineração, proporcionando igualdade de oportunidades para todos os que desejam participar no desenvolvimento de mineração provincial. Acreditamos que estes sistemas ajudam a limpar e ordenar todo o processo de mineração, assumindo o compromisso de mantê-lo constantemente atualizado e em crescimento”.

rn

Já o governador Gioia parabenizou toda a equipe do Departamento de Registro e Cadastro Mineiro Ministério das Minas e disse que “certamente as empresas de mineração devem avaliar a magnitude e a importância destes sistemas que dão transparência a toda a papelada”.

rn

“Demos um passo fundamental e estamos muito orgulhosos de sermos a primeira província argentina a fazê-lo. Com toda a nossa riqueza geológica, precisamos transformá-la em crescimento, desenvolvimento, emprego e salário digno para muitos San Juan e Argentina”, afirmou. As informações são do Ministério de Minas da província e o sistema pode ser acessado a partir do seu website: http://mineria.sanjuan.gov.ar/.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS