NOTÍCIAS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)


Ineditismo: Mineradoras se unem para criar aceleradora que resolva problemas comuns do setor.

Para manter competitividade e resolver problemas comuns, mineradoras concorrentes se juntam para criar uma aceleradora de startups

Em 2017 o Brasil exportou mais de R$ 28 bilhões em minério – um terço acima da 2016. Laços tão fortes com o mundo exigem que o setor responda rapidamente à crescente pressão por preços competitivos, o que requer processos eficientes e práticas mais assertivas para diminuir o impacto na natureza.

Doze grandes mineradoras, algumas concorrentes, se uniram para criar o Mining Hub, aceleradora que vai selecionar startups que irão propor soluções para desafios comuns ao setor.“Cada empresa estava focada em suas especificidades”, diz o coordenador da iniciativa, Gustavo Roque, gerente de gestão e inovação da Ferrous. “Agora o processo será mais rápido e eficiente”.

Durante quatro meses, as startups escolhidas, lideradas por executivos de empresas como Vale, Gerdau e ArcelorMittal, vão desenvolver tecnologias para cinco desafios fundamentais (veja quadro). As soluções poderão ser contratadas pelas mineradoras e seus fornecedores. Em 11 de janeiro chegará ao fim essa primeira etapa, e as inscrições serão abertas novamente no site www.mininghub.com.


Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS