NOTÍCIAS

ATIVIDADE INICIA SÉRIE DE AÇÕES PREVISTAS EM PARCERIA ENTRE A SAMARCO E A UFOP

26 de outubro de 2015

Na tarde da última terça-feira, 20 de outubro, os alunos do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Na tarde da última terça-feira, 20 de outubro, os alunos do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram da primeira aula de Segurança do Trabalho e Saúde na Mineração. Ministrada por profissionais da Samarco, a disciplina passa a fazer parte da grade do 8º ao 10º períodos do curso como eletiva. A iniciativa faz parte do protocolo de intenções assinado entre a empresa e a instituição de ensino.

Segundo o gerente de Segurança Lindomar Mesquita, a parceria traz ganhos para todos os envolvidos. “Muitos empregados da Samarco são ex-alunos da UFOP. Essa oportunidade é excelente, pois vamos formar profissionais com conhecimento diferenciado em saúde e segurança”, observa.

Para a aula inaugural, os analistas da Samarco Anna Silvia e Bruno Vianna introduziram os alunos aos quesitos básicos de segurança. “Esta área vem se destacando no mercado. Profissionais com conhecimento em Saúde e Segurança estão sendo valorizados e procurados por pequenas e, principalmente, grandes empresas”, observa o mestrando em Engenharia Mineral, Roney Santos.

No total, serão 16 aulas que somam 37 horas. “A procura pelo curso após a primeira aula está enorme. Isto indica que foi um sucesso! Para mim é a melhor resposta possível”, conclui o professor e chefe de Departamento da Escola de Minas/UFOP, Hernani Lima.

Parceria e resultados

As aulas da nova disciplina são parte de um protocolo de intenções, assinado entre a Samarco e a UFOP em outubro de 2015. O documento prevê outras ações como a reforma da sala de realidade virtual do Museu da Ciência e Técnica e o lançamento do edital de Inovação Social que visa a desenvolver novos negócios a partir do rejeito da mineração.

Fonte: Samarco
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS