NOTÍCIAS

Avanco adota Filtro Prensa da Metso

21 de setembro de 2015

Equipamento fará parte das tecnologias aplicadas na planta de cobre do ParárnA Avanco Resources, empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre, adotou um filtro de prensa VPA 1540-20 da Metso no

Equipamento fará parte das tecnologias aplicadas na planta de cobre do Pará

rn

A Avanco Resources, empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre, adotou um filtro de prensa VPA 1540-20 da Metso no projeto que está construindo entre Curionópolis e Parauapebas, no Pará. A tecnologia da fabricante, que foi entregue completa no início deste ano e que está em fase de montagem, possui capacidade para processar cerca de 90 mil toneladas de concentrado por ano. O equipamento é similar ao utilizado pela planta de cobre da Vale em Sossego.

rn

Para Ricardo Takeda, Gerente de Vendas da Metso, o diferencial da empresa foi oferecer uma solução de filtragem robusta que atendesse às necessidades da planta. “A Avanco é, sem dúvidas, um cliente muito importante e promissor para a Metso, pois está iniciando suas operações no Brasil agora”, diz.

rn

Takeda também ressalta a estrutura que a Metso possui para dar suporte ao novo projeto: uma fábrica de serviços e um centro de distribuição localizados a cerca de 15 km da planta da Avanco. “Além disso, temos vasta experiência em operações de processamento de cobre, o que nos torna aptos a contribuir com o desenvolvimento e o sucesso deste projeto”, explica.

rn

Entre as características do filtro de prensa fornecido, Ricardo Takeda destaca a construção robusta, adequada para operações de mineração; a precisão na fabricação das placas das câmaras de filtragem usinadas de polipropileno; a facilidade e rapidez na troca de tecidos do filtro (operação que pode ser realizada em minutos); poucas peças móveis que garantem a baixa manutenção e alta disponibilidade; e um sistema de controle por CLP (controlador lógico programável), para operação de filtragem automática e inteligente.

rn

O empreendimento, que visa extrair minério da mina Antas North, entrará em operação a partir de 2016. O escopo da planta inclui uma cava simples a céu aberto, área para estocagem e homogeneização de minério bruto, planta de britagem em dois estágios, circuito fechado de moagem, três estágios de flotação, sistema de desaguamento e filtragem e instalações para o manuseio de rejeitos.

rn

Quando estiver finalizada, a planta da Avanco vai produzir cerca de 45 mil toneladas de concentrado de cobre por ano – o que representa cerca de 12 mil toneladas de cobre contido. A exportação do concentrado será feita em contêineres e a granel, através do porto Vila do Conde, localizado a 800 km da unidade.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração discute novo paradigma para os minerais que vão mover a energia limpa e o futuro do planeta

28 de maio de 2025

IBRAM apresenta proposta para mineração responsável e transição energética justa. Documento técnico (Green Paper) voltado a iniciar uma discussão pública…

LEIA MAIS

Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS