NOTÍCIAS

Bahia exporta minério de ferro para Europa

29 de junho de 2012

rnA Bahia deu um grande passo em direção ao desenvolvimento da produção mineral do Estado. Trata-se do primeiro embarque de minério de ferro produzido na região da Chapada Diamantina, realizado do Porto de Ar

rn

A Bahia deu um grande passo em direção ao desenvolvimento da produção mineral do Estado. Trata-se do primeiro embarque de minério de ferro produzido na região da Chapada Diamantina, realizado do Porto de Aratu rumo à Espanha.

rn

São mais de 63 mil toneladas do minério que irão abastecer uma das maiores siderúrgicas de ferro do mundo com sede na Europa, além de atender a demanda da construção civil e infraestrutura de aço da região. 
 

rn

Por se tratar de planta piloto em fase experimental, toda a produção foi realizada sob logística rodoviária desde a exploração do minério até seu escoamento. A expectativa dos investidores é de que com a chegada da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto de Ilhéus haja um maior estímulo na produção devido à redução de custos e consequente favorecimento da exportação.
 

rn

Além de se tratar de um marco na economia baiana, já que nunca houve produção ativa de minério de ferro no Estado, um fator importante é a alta qualidade do minério exportado com teor entre 65 e 67,5% de ferro total, dentro dos padrões internacionais de qualidade e equiparados aos melhores minérios produzidos no mundo, o que confere credibilidade ao produto e ao Estado produtor.   

Outro ponto a ser abordado é o fortalecimento da economia em suas três esferas do Governo com a promoção do desenvolvimento social, geração de impostos e de renda por meio de empregos diretos e indiretos, além do favorecimento da expansão do Produto Interno Bruto (PIB).  

Com o fato, o Brasil se solidifica no contexto mundial de exportação de ferro e confirma a Bahia como um dos principais Estados que mais irá exportar minério de ferro e outros minerais nos próximos cinco anos.

rn

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS