NOTÍCIAS

Bahia exporta minério de ferro para Europa

29 de junho de 2012

rnA Bahia deu um grande passo em direção ao desenvolvimento da produção mineral do Estado. Trata-se do primeiro embarque de minério de ferro produzido na região da Chapada Diamantina, realizado do Porto de Ar

rn

A Bahia deu um grande passo em direção ao desenvolvimento da produção mineral do Estado. Trata-se do primeiro embarque de minério de ferro produzido na região da Chapada Diamantina, realizado do Porto de Aratu rumo à Espanha.

rn

São mais de 63 mil toneladas do minério que irão abastecer uma das maiores siderúrgicas de ferro do mundo com sede na Europa, além de atender a demanda da construção civil e infraestrutura de aço da região. 
 

rn

Por se tratar de planta piloto em fase experimental, toda a produção foi realizada sob logística rodoviária desde a exploração do minério até seu escoamento. A expectativa dos investidores é de que com a chegada da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto de Ilhéus haja um maior estímulo na produção devido à redução de custos e consequente favorecimento da exportação.
 

rn

Além de se tratar de um marco na economia baiana, já que nunca houve produção ativa de minério de ferro no Estado, um fator importante é a alta qualidade do minério exportado com teor entre 65 e 67,5% de ferro total, dentro dos padrões internacionais de qualidade e equiparados aos melhores minérios produzidos no mundo, o que confere credibilidade ao produto e ao Estado produtor.   

Outro ponto a ser abordado é o fortalecimento da economia em suas três esferas do Governo com a promoção do desenvolvimento social, geração de impostos e de renda por meio de empregos diretos e indiretos, além do favorecimento da expansão do Produto Interno Bruto (PIB).  

Com o fato, o Brasil se solidifica no contexto mundial de exportação de ferro e confirma a Bahia como um dos principais Estados que mais irá exportar minério de ferro e outros minerais nos próximos cinco anos.

rn

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS