Durante o evento, a empresa lançará o Código de Ética, que está entre as ações para se implantar o Programa de IntegridadernO decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção (12.846/13), sanc
Durante o evento, a empresa lançará o Código de Ética, que está entre as ações para se implantar o Programa de Integridade
rn
O decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção (12.846/13), sancionado este ano pelo Governo Federal, prevê que o setor privado realize uma série de ações norteadas pelo Programa de Integridade. Após esse anúncio, diversas empresas começaram uma corrida para aderir à iniciativa.
rn
No Pará, a Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, sediada em Barcarena, sai na frente com a implementação do Programa. Nesta terça-feira (18), a companhia realizará a Semana de Ética, com o tema “Porque a ética começa em mim”. No evento, será lançado o Código de Ética da Alubar, que lista os valores, princípios e relacionamento da empresa com os públicos interno e externo.
rn
A empresa seguirá um passo a passo até consolidar o Programa de Integridade. Além do Código, será criado o Canal de Ética para que colaboradores tenham a liberdade de relatar possíveis posturas que violem a conduta estabelecida dentro do Código. Esse trabalho será conduzido por uma consultoria especializada, que preservará a identidade do colaborador e encaminhará as informações ao Comitê de Ética, responsável por avaliar as soluções para cada caso.
rn
“Queremos que o Conselho, diretoria, corpo gerencial e todos colaboradores estejam numa mesma sintonia para garantir que os princípios e as políticas do Programa sejam preservados. A ideia é fazer uma campanha educativa, com minioutdoors, e-mails marketing e treinamentos, para esclarecer dúvidas, chamar para reflexão e conscientização sobre o tema”, ressalta Igor Silva, representante da área de Controle Interno/Compliance da Alubar.
rn
Este ano, uma pesquisa da ICTS, empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos, identificou que apenas 12% das companhias privadas no Brasil apresentam Programas de Integridade efetivos.
rn
Igor Silva destaca que a iniciativa já é avaliada como um quesito importante para que empresas mantenham-se competitivas no mercado. “As companhias que estão largando na frente para implementar o programa já apresentam um diferencial competitivo em relação às demais porque é, cada vez mais, exigido nos contratos as boas práticas de governança. Com a implantação do programa na Alubar, queremos fazer a corrente do bem para o nosso mercado, incentivando os nossos parceiros de negócio a aderi-lo. Esse é o grande legado que podemos deixar”, frisa.
rn
Programação – A Semana de Ética Alubar será aberta nesta terça-feira (18), às 10h, em Barcarena. Será realizada apresentação do Programa de Integridade, seguida da apresentação sobre o funcionamento do Canal de Ética. Também haverá palestra sobre “Ética no Trabalho”, com professor Paulo Maia, diretor e coordenador Executivo dos cursos de pós-graduação MBA do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercados Capitais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e EBS (Estação Business School).
rn
A ação segue até o dia 25 de agosto, com treinamentos diários dos colaboradores para apresentação do Código e Canal de Ética. Cada colaborador receberá uma versão impressa do Código de Ética e uma revista de Histórias em Quadrinhos, que aborda de forma lúdica o tema. O objetivo é incentivar o colaborador a estender esse conhecimento para o ambiente familiar.
rn
rn
Fonte: Assessoria
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…
LEIA MAISCom uma bancada de painelistas intencionalmente masculina, o segundo painel da 4ª Diversibram – A Mineração Sem Rótulosdiscutiu o tema…
LEIA MAISFomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAIS