NOTÍCIAS

Barcarena será movimentada pela Semana de Ética da Alubar

17 de agosto de 2015

Durante o evento, a empresa lançará o Código de Ética, que está entre as ações para se implantar o Programa de IntegridadernO decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção (12.846/13), sanc

Durante o evento, a empresa lançará o Código de Ética, que está entre as ações para se implantar o Programa de Integridade

rn

O decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção (12.846/13), sancionado este ano pelo Governo Federal, prevê que o setor privado realize uma série de ações norteadas pelo Programa de Integridade. Após esse anúncio, diversas empresas começaram uma corrida para aderir à iniciativa.

rn

No Pará, a Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, sediada em Barcarena, sai na frente com a implementação do Programa. Nesta terça-feira (18), a companhia realizará a Semana de Ética, com o tema “Porque a ética começa em mim”. No evento, será lançado o Código de Ética da Alubar, que lista os valores, princípios e relacionamento da empresa com os públicos interno e externo.

rn

A empresa seguirá um passo a passo até consolidar o Programa de Integridade. Além do Código, será criado o Canal de Ética para que colaboradores tenham a liberdade de relatar possíveis posturas que violem a conduta estabelecida dentro do Código. Esse trabalho será conduzido por uma consultoria especializada, que preservará a identidade do colaborador e encaminhará as informações ao Comitê de Ética, responsável por avaliar as soluções para cada caso.

rn

“Queremos que o Conselho, diretoria, corpo gerencial e todos colaboradores estejam numa mesma sintonia para garantir que os princípios e as políticas do Programa sejam preservados. A ideia é fazer uma campanha educativa, com minioutdoors, e-mails marketing e treinamentos, para esclarecer dúvidas, chamar para reflexão e conscientização sobre o tema”, ressalta Igor Silva, representante da área de Controle Interno/Compliance da Alubar.

rn

Este ano, uma pesquisa da ICTS, empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos, identificou que apenas 12% das companhias privadas no Brasil apresentam Programas de Integridade efetivos.

rn

Igor Silva destaca que a iniciativa já é avaliada como um quesito importante para que empresas mantenham-se competitivas no mercado. “As companhias que estão largando na frente para implementar o programa já apresentam um diferencial competitivo em relação às demais porque é, cada vez mais, exigido nos contratos as boas práticas de governança. Com a implantação do programa na Alubar, queremos fazer a corrente do bem para o nosso mercado, incentivando os nossos parceiros de negócio a aderi-lo. Esse é o grande legado que podemos deixar”, frisa.

rn

Programação – A Semana de Ética Alubar será aberta nesta terça-feira (18), às 10h, em Barcarena. Será realizada apresentação do Programa de Integridade, seguida da apresentação sobre o funcionamento do Canal de Ética. Também haverá palestra sobre “Ética no Trabalho”, com professor Paulo Maia, diretor e coordenador Executivo dos cursos de pós-graduação MBA do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercados Capitais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e EBS (Estação Business School).

rn

A ação segue até o dia 25 de agosto, com treinamentos diários dos colaboradores para apresentação do Código e Canal de Ética. Cada colaborador receberá uma versão impressa do Código de Ética e uma revista de Histórias em Quadrinhos, que aborda de forma lúdica o tema. O objetivo é incentivar o colaborador a estender esse conhecimento para o ambiente familiar.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS