NOTÍCIAS

B&A Mineração pode ser beneficiada por novo marco regulatório

12 de julho de 2012

rnA B&A Mineração, empresa criada pela associação do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, com o banco BTG Pactual, deverá se beneficiar das regras determinadas pelo novo marco regulatório do setor de min

rn

A B&A Mineração, empresa criada pela associação do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, com o banco BTG Pactual, deverá se beneficiar das regras determinadas pelo novo marco regulatório do setor de mineração, atualmente em discussão no governo.

rn

O novo marco vai gerar oportunidades para os entrantes no mercado, afirmou o presidente-executivo da B&A, Eduardo Ledsham. O documento vai mudar as regras de permissão para pesquisa e concessões de lavras.

rn

Há informações no mercado de que o marco estabelecerá uma disputa de áreas para pesquisa e exploração mineral por meio de licitações.

rn

Hoje, qualquer empresa ou pessoa física pode conseguir um alvará de pesquisa e o direito de lavra de uma área. Basta pleitear a emissão de títulos minerários, concedidos pelo órgão do governo, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

rn

À espera da conclusão do marco desde o início do ano, o DNPM paralisou a concessão de alvarás de pesquisa. Até maio, foram concedidos apenas 3012 alvarás (a maioria para o setor de agregados minerais), sendo que a média deste mesmo período nos anos anteriores é de 5.000 alvarás.

rn

“Esperamos que o novo marco saia logo”, afirmou Ledsham. O executivo explica que, em suas operações, a empresa se focará na compra de participações em empresas juniores, que são mineradoras menores, voltadas para pesquisa mineral.

rn

No entanto, a nova empresa ainda não entrou com nenhum pedido de pesquisa no DNPM. A B&A Mineração já conta com projetos, que devem entrar em operação no período de três a cinco anos.

rn

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS