NOTÍCIAS

Belo Horizonte recebe esta semana evento inédito na área de mineração

23 de setembro de 2015

Nos dias 24 e 25 de setembro, a ABM realiza o Workshop Manuseio de Granéis Sólidos, em Belo Horizonte (MG). Inédito no Brasil, o evento é resultado de uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de S&atild

Nos dias 24 e 25 de setembro, a ABM realiza o Workshop Manuseio de Granéis Sólidos, em Belo Horizonte (MG). Inédito no Brasil, o evento é resultado de uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-Usp) e a Tunra Bulk Solids, braço operacional da Universidade de Newcastle (Austrália).

rn

O principal objetivo é promover um encontro técnico entre fornecedores, usuários de equipamentos, profissionais e acadêmicos, que atuem direta ou indiretamente nesta área, para uma discussão ampla e aberta sobre o setor minerário.

rn

Arthur Pinto Chaves, pesquisador titular do Instituto Tecnológico Vale – ITV e um dos coordenadores do Workshop, explica que nenhuma outra especialidade de engenharia – exceto o manuseio de lixo urbano – trabalha com quantidades tão grandes de sólidos granulados quanto a mineração e a siderurgia. “No entanto, as operações de manuseio nunca tiveram o mesmo destaque que as operações de concentração, britagem e separação de tamanhos de minérios, porém não são menos importantes no cenário do Tratamento de Minérios e da Metalurgia Extrativa”, argumenta.

rn

O TML (Transportable Moisture Limit), que tem sua aplicação especialmente no transporte de granéis por via marítima e afeta diretamente o custo do produto entregue no destino, será um dos assuntos abordados no Workshop. Além disso, serão apresentadas novas tecnologias na área de manuseio e alguns estudos de caso reais de projetos de otimização em minas, plantas e portos.

rn

Haverá ainda uma sessão técnica sobre amostragem, assunto pertinente a todas as operações, e a importância e aplicação de modelagem numérica e computacional na solução de problemas de fluxo de granéis.

rn

O evento será realizado na sede do Crea-MG e contará com a participação de representantes da Vale, Yamana, fabricantes de equipamentos, universidades e empresas de engenharia.

rn

Veja, abaixo, a programação. Para se inscrever, acesse a página do evento.

rn

http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/manuseio-de-graneis-solidos/2015/informacoes-gerais.asp 

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS