NOTÍCIAS

Brasil e China discutem parceria na área de geologia

11 de janeiro de 2013

rnO diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, participou, na semana passada (3/1), na sede da CPRM, em Brasília, de reunião com representantes do Centro de Pesquisa de Nanjimg, vinculado ao Serviço Geol&oa

rn

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, participou, na semana passada (3/1), na sede da CPRM, em Brasília, de reunião com representantes do Centro de Pesquisa de Nanjimg, vinculado ao Serviço Geológico Chinês (CGS) para discutir acordo de cooperação na área de geologia e formação profissional.

rn

O acordo prevê o intercâmbio de geólogos dos dois países e o desenvolvimento de estudos geológicos e metalogenético nas formações ferríferas que ocorrem no Craton São Francisco, no Brasil, para estabelecer correlações com áreas na Província Jiang Xi, na China.

rn

A visita da delegação chinesa ao Brasil foi definida em novembro do ano passado durante a Conferência de Mineração da China, realizada na cidade de Tianjin. O evento contou com participação do diretor-presidente, Manoel Barretto, que juntamente com Roberto Ventura, se reuniu com representantes do CGS para acertar os termos do acordo de cooperação entre os dois países. Segundo estabelecido no encontro, ficou previsto a ida de técnicos da CPRM para a China e a vinda de técnicos chineses para o Brasil, para treinamento em mapeamento geológico, geoquímica e visita a minas. Os brasileiros também serão treinados na utilização de datações geocronológicas utilizando o método Shrimp.

rn

Ventura explica que a CPRM irá enviar à china um grupo de pesquisadores formado por homens e mulheres que integram equipe especializada em mapeamento geológico da empresa. A previsão é de que o treinamento aconteça em maio deste ano. O encontro contou com a presença da chefe da Assessoria de Assunto Internacionais, Maria Glicia, e da coordenadora executiva da DGM, Cláudia Resende.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Assessoria da CPRM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS