NOTÍCIAS

Brasil pesquisa diamantes no mar

16 de janeiro de 2013

rnPartiu na quinta-feira (10/1), da semana passada, do porto do Rio de Janeiro, a primeira expedição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que irá pesquisar a ocorrência de diamantes na Plataforma Co

rn

Partiu na quinta-feira (10/1), da semana passada, do porto do Rio de Janeiro, a primeira expedição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que irá pesquisar a ocorrência de diamantes na Plataforma Continental Jurídica Brasileira. As pesquisas serão realizadas na foz do Rio Jequitinhonha, na Bahia.  O estudo faz parte do Programa Geologia do Brasil, e tem como objetivo identificar a presença de diamantes que foram trazidos pelos rios Jequitinhonha e Pardo, e que se depositaram em áreas marinhas. No Brasil, este é o primeiro estudo que busca localizar diamantes no mar.

rn

 
Estudantes de graduação e pós-graduação de Brasília, Pará e Rio Grande do Sul participam da expedição dando suporte técnico-científico nos levantamentos geofísicos e geológicos. A ideia é formar novos pesquisadores que no futuro irão atuar em pesquisas no mar. Segundo Kaiser Gonçalves, chefe da Divisão de Geologia Marinha da CPRM,  serão coletadas amostras de rochas e sedimentos em mais de 100 pontos para estudo.

rn

 
A campanha tem previsão de 30 dias e será realizada em duas etapas. Na primeira fase, os pesquisadores irão utilizar modernos equipamentos para realizar o levantamento geofísico do leito marinho para elaboração de mapas que visam detalhar e identificar a formação do fundo do mar. Na segunda fase, serão realizadas coletas de amostras geológicas. “Vamos tentar encontrar feições em que se possa haver ocorrência de diamante, associadas ou não a depósitos primários ou secundários”, explica o geólogo Eugenio Frazão, gerente do projeto.

rn

 
Navio Marechal Rondon

rn

O levantamento geofísico está sendo realizado a bordo do navio GSO – Marechal Rondon, da empresa brasileira Geodata Serviços Offshore, contratado pela CPRM. A embarcação é equipada com equipamentos modernos que permitem determinar o perfil do fundo do mar e do subsolo marinho com construção de mapas detalhados, identificando sua formação e estruturas

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Assessoria CPRM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS