NOTÍCIAS

Brasil pode se beneficiar com a restrição à exportação de minérios na Indonésia

14 de junho de 2012

A decisão da Indonésia de limitar suas exportações de minerais em estado bruto a partir de maio de 2012 deve impactar diretamente o mercado mundial de níquel. A China deverá ser a mais afetada pela medida, j&

A decisão da Indonésia de limitar suas exportações de minerais em estado bruto a partir de maio de 2012 deve impactar diretamente o mercado mundial de níquel. A China deverá ser a mais afetada pela medida, já que a Indonésia fornece mais da metade do volume de níquel bruto importado anualmente pelo país, correspondendo a 43% do consumo mundial, em dados de 2011. Com as restrições, a China terá de buscar o insumo de outros fornecedores, o que, segundo cenário elaborado pela Tendências Consultoria, poderá ser benéfico para o Brasil, especialmente no mercado global de níquel bruto. Apesar das exportações brasileiras estarem concentradas no produto refinado, as vendas externas do minério bruto tem aumentado desde 2011 e deverão ter impacto positivo nos próximos meses. O mesmo acontece com o produto refinado, já que as plantas de refino na Ásia que dependiam do produto importado na forma bruta ficarão desabastecidas ou com custos menos competitivos.

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS