NOTÍCIAS

Brasil pode se beneficiar com a restrição à exportação de minérios na Indonésia

14 de junho de 2012

A decisão da Indonésia de limitar suas exportações de minerais em estado bruto a partir de maio de 2012 deve impactar diretamente o mercado mundial de níquel. A China deverá ser a mais afetada pela medida, j&

A decisão da Indonésia de limitar suas exportações de minerais em estado bruto a partir de maio de 2012 deve impactar diretamente o mercado mundial de níquel. A China deverá ser a mais afetada pela medida, já que a Indonésia fornece mais da metade do volume de níquel bruto importado anualmente pelo país, correspondendo a 43% do consumo mundial, em dados de 2011. Com as restrições, a China terá de buscar o insumo de outros fornecedores, o que, segundo cenário elaborado pela Tendências Consultoria, poderá ser benéfico para o Brasil, especialmente no mercado global de níquel bruto. Apesar das exportações brasileiras estarem concentradas no produto refinado, as vendas externas do minério bruto tem aumentado desde 2011 e deverão ter impacto positivo nos próximos meses. O mesmo acontece com o produto refinado, já que as plantas de refino na Ásia que dependiam do produto importado na forma bruta ficarão desabastecidas ou com custos menos competitivos.

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS