NOTÍCIAS

Caravana da Produção inicia visita a municípios do Baixo Amazonas

19 de junho de 2012

rnComeçou nesta segunda-feira (18) mais uma etapa da “Caravana da Produção”, projeto de interiorização do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Minera&ccedil

rn

Começou nesta segunda-feira (18) mais uma etapa da “Caravana da Produção”, projeto de interiorização do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), que nesta fase visitará municípios da região do Baixo Amazonas e discutirá com lideranças locais das áreas pública e privada alternativas que ajudem a superar dificuldades e colaborem com o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda por meio da agregação de valor econômico à produção.

rn

 

rn

Desta vez, a programação da caravana iniciou no município de Santarém, oeste paraense, às 9h desta segunda-feira, 18, com uma agenda de reuniões e visitas às áreas administrativa e portuária da Cargill, empresa exportadora de grãos, e às 14h ao parque industrial do Frigorífico “Avis ParT, do grupo Frango Americano, localizado no km 45 da rodovia Santarém-Cuiabá, no município de Belterra.

rn

 

rn

Nos encontros, o titular da Seicom, David Leal, que coordena o projeto, apresentou os integrantes da equipe multidisciplinar composta por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Pará, Companhia Industrial do Pará (CDI), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Banco da Amazônia, Celpa e da Seicom, que estarão na comitiva para ouvir os empeendedores locais, prestar orientações e colher subsídios para melhorar as ações de suas áreas na região da Calha Norte.

rn

 

rn

“Pela experiência resultante da visita aos municípios do sul e sudeste do Pará, na primeira Caravana, sentimos a necessidade de colocar técnicos das instituições de acordo com as necessidades de cada região. No caso do Baixo Amazonas, a Defesa Civil, em função das enchentes do Amazonas, e o Banco da Amazônia, agente de desenvolvimento, são fundamentais para explicar aos pequenos produtores o que os governos estadual e federal estão fazendo para ajudar as famílias e produtores prejudicados pela cheia dos rios”, exemplificou David Leal.

rn

 

rn

Ainda nesta segunda-feira, às 22h, a Caravana da Produção sobe, durante oito horas, o rio Amazonas rumo a Óbidos, onde se reunirá com membros da Associação Comercial e Empresarial do município. Na terça-feira (19), no início da tarde, segue para o município de Juruti para visitar o projeto de exploração da bauxita operado pela Alcoa.

rn

 

rn

De Juruti, na quarta-feira (20), a caravana desce o Amazonas até o município de Oriximiná e em Porto Trombetas vai conhecer outro projeto de exploração da bauxita, realizado pela Mineração Rio do Norte (MRN). Na quinta-feira (21), a caravana retorna a Santarém para uma série de reuniões e visitas, uma delas ao projeto de fibra de Curauá, da “Pematec”. O retono a Belém está marcado para a próxima segunda-feira (25), após a finalização do Relatório de Viagem da Seicom.

rn

 

rn

Para falar dos resultados alcançados na primeira etapa da Caravana da Produção e dos objetivos e agendas das visitas aos municípios do Baixo Amazonas, o secretário David Leal concedeu entrevista ao programa “Bom dia, Santarém”, da TV Tapajós, Afiliada à Rede Globo. Ele ressaltou a orientação do governador Simão Jatene “de interiorizar as ações de governo destinadas até a mudar o foco da produção local, se necessário, para fortalecer e dinamizar as economias dos municípios, sempre ouvindo e com muito diálogo com suas lideranças”, insistiu Leal.

rn

 

rn

Projeto

rn

 

rn

O projeto “Caravana da Produção” foi idealizado pelo governador Simão Jatene para interiorizar ações de governo nas 12 regiões de integração do Estado, por meio do diálogo com lideranças empresariais e políticas locais, articulando soluções que melhorem a infraestrutura, logística e outros desafios ao desenvolvimento, que possibilitem atrair novos investimentos nas indústria, comércio, serviços e mineração, com a geração de emprego e renda à populção.

rn

 

rn

A primeira visita da Caravana foi em março deste ano aos municípios de Parauapebas, Curionópolis e Marabá, que fazem parte da “Região de Integração de Carajás”, territórios que concentram as maiores jazidas do minerais do Brasil, onde estão programados os projetos da Aços Laminados do Pará (Alpa) e da siderúrgica Aline, este para fazer bobinas com o aço produzido pela Alpa, da Vale.

rn

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS