NOTÍCIAS

Caravana da Produção inicia visita a municípios do Baixo Amazonas

19 de junho de 2012

rnComeçou nesta segunda-feira (18) mais uma etapa da “Caravana da Produção”, projeto de interiorização do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Minera&ccedil

rn

Começou nesta segunda-feira (18) mais uma etapa da “Caravana da Produção”, projeto de interiorização do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), que nesta fase visitará municípios da região do Baixo Amazonas e discutirá com lideranças locais das áreas pública e privada alternativas que ajudem a superar dificuldades e colaborem com o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda por meio da agregação de valor econômico à produção.

rn

 

rn

Desta vez, a programação da caravana iniciou no município de Santarém, oeste paraense, às 9h desta segunda-feira, 18, com uma agenda de reuniões e visitas às áreas administrativa e portuária da Cargill, empresa exportadora de grãos, e às 14h ao parque industrial do Frigorífico “Avis ParT, do grupo Frango Americano, localizado no km 45 da rodovia Santarém-Cuiabá, no município de Belterra.

rn

 

rn

Nos encontros, o titular da Seicom, David Leal, que coordena o projeto, apresentou os integrantes da equipe multidisciplinar composta por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Pará, Companhia Industrial do Pará (CDI), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Banco da Amazônia, Celpa e da Seicom, que estarão na comitiva para ouvir os empeendedores locais, prestar orientações e colher subsídios para melhorar as ações de suas áreas na região da Calha Norte.

rn

 

rn

“Pela experiência resultante da visita aos municípios do sul e sudeste do Pará, na primeira Caravana, sentimos a necessidade de colocar técnicos das instituições de acordo com as necessidades de cada região. No caso do Baixo Amazonas, a Defesa Civil, em função das enchentes do Amazonas, e o Banco da Amazônia, agente de desenvolvimento, são fundamentais para explicar aos pequenos produtores o que os governos estadual e federal estão fazendo para ajudar as famílias e produtores prejudicados pela cheia dos rios”, exemplificou David Leal.

rn

 

rn

Ainda nesta segunda-feira, às 22h, a Caravana da Produção sobe, durante oito horas, o rio Amazonas rumo a Óbidos, onde se reunirá com membros da Associação Comercial e Empresarial do município. Na terça-feira (19), no início da tarde, segue para o município de Juruti para visitar o projeto de exploração da bauxita operado pela Alcoa.

rn

 

rn

De Juruti, na quarta-feira (20), a caravana desce o Amazonas até o município de Oriximiná e em Porto Trombetas vai conhecer outro projeto de exploração da bauxita, realizado pela Mineração Rio do Norte (MRN). Na quinta-feira (21), a caravana retorna a Santarém para uma série de reuniões e visitas, uma delas ao projeto de fibra de Curauá, da “Pematec”. O retono a Belém está marcado para a próxima segunda-feira (25), após a finalização do Relatório de Viagem da Seicom.

rn

 

rn

Para falar dos resultados alcançados na primeira etapa da Caravana da Produção e dos objetivos e agendas das visitas aos municípios do Baixo Amazonas, o secretário David Leal concedeu entrevista ao programa “Bom dia, Santarém”, da TV Tapajós, Afiliada à Rede Globo. Ele ressaltou a orientação do governador Simão Jatene “de interiorizar as ações de governo destinadas até a mudar o foco da produção local, se necessário, para fortalecer e dinamizar as economias dos municípios, sempre ouvindo e com muito diálogo com suas lideranças”, insistiu Leal.

rn

 

rn

Projeto

rn

 

rn

O projeto “Caravana da Produção” foi idealizado pelo governador Simão Jatene para interiorizar ações de governo nas 12 regiões de integração do Estado, por meio do diálogo com lideranças empresariais e políticas locais, articulando soluções que melhorem a infraestrutura, logística e outros desafios ao desenvolvimento, que possibilitem atrair novos investimentos nas indústria, comércio, serviços e mineração, com a geração de emprego e renda à populção.

rn

 

rn

A primeira visita da Caravana foi em março deste ano aos municípios de Parauapebas, Curionópolis e Marabá, que fazem parte da “Região de Integração de Carajás”, territórios que concentram as maiores jazidas do minerais do Brasil, onde estão programados os projetos da Aços Laminados do Pará (Alpa) e da siderúrgica Aline, este para fazer bobinas com o aço produzido pela Alpa, da Vale.

rn

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS