NOTÍCIAS

Cetem inaugura núcleo de pesquisa no Espírito Santo

29 de agosto de 2014

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) inaugurou no último dia 26 de agosto, o Núcleo Regional do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O Núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas tecnológi

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) inaugurou no último dia 26 de agosto, o Núcleo Regional do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O Núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente ao Estado do Espírito Santo, maior produtor e exportador das rochas ornamentais no país. A iniciativa visa ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais que está em quarto lugar no ranking das exportações minerais com mais de US$ 1 bilhão ao ano, contribuindo muito para o saldo comercial brasileiro.

rn

O Núcleo de Pesquisa do Cetem, construído numa uma área de 1.500 m2, em terreno doado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas integrarão a equipe que de desenvolverá as atividades na nova Unidade.

rn

Linhas de pesquisa

rn

O Núcleo desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, das quais se destacam: melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. Estará habilitado também a prestar serviços em estudos específicos; caracterização tecnológica de rochas e minérios e classificação de resíduos. No setor de rochas ornamentais, o Cetem realiza parceria com universidades (nacionais e internacionais) e com instituições atuantes no setor de rochas ornamentais, como a Abirochas, Centrorochas, Sindirochas, Anpo, Cetemag e Aamol, Universidades (UFPE, UFES, IFES, UNES, UENF, dentre outras) e diversas empresas com as quais desenvolve projetos de pesquisa. Além de contar com o apoio do Cetem na sede do Rio de Janeiro.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti disponibiliza vagas para jovens

1 de outubro de 2020

Inscrições no Programa Mining Experience devem ser feitas on-line e os selecionados começam a trabalhar ainda neste ano A AngloGold Ashanti está…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS