NOTÍCIAS

Cetem vai mostrar na Rio+20 a sustentabilidade da mineração

13 de junho de 2012

rnO Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) apresentará na Rio+20 atividades focadas na sustentabilidade na mineração. No Armazém 3, no Cais do Porto, a convite da FINEP, o CETEM participará da Expo Brasil Sustent&aacu

rn

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) apresentará na Rio+20 atividades focadas na sustentabilidade na mineração. No Armazém 3, no Cais do Porto, a convite da FINEP, o CETEM participará da Expo Brasil Sustentável. Nesse espaço, pesquisadores prestarão às empresas interessadas informações técnicas sobre projetos desenvolvidos pelo Centro nas áreas ambiental e de processos. Duas maquetes mostrarão soluções inovadoras desenvolvidas por pesquisadores. A primeira ilustra como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando os impactos ambientais. A segunda mostra em três fases, a degradação ambiental e a geração das águas  ácidas a partir dos resíduos da mineração de carvão; os estudos com cobertura seca desenvolvidos na Estação Experimental Juliano Peres Barbosa; e a aplicação desses resultados na recomposição da área degradada.

rn

 

rn

Na Expo Brasil Sustentável estarão disponíveis, para distribuição ao público, publicações institucionais sobre desenvolvimento sustentável e exemplares das séries monográficas, principalmente das que tratam de  tecnologia, planejamento e gestão ambiental. A inauguração da exposição será no dia 15, sexta-feira, às 19h. A mostra estará aberta ao público entre os dias 16 e 21. No sábado e no domingo, o estande será aberto das 10h às 19h. Nos demais dias, das 11 horas às 19h. O Armazém 3 localiza-se à Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Praça Mauá.

rn

 

rn

Mundo mineral

rn

 

rn

O Armazém Pop Ciência, entre os dias 13 e 22, concentrará centenas de atividades de popularização da ciência, tecnologia e inovação direcionadas à sociedade civil. O CETEM terá um espaço permanente no local, onde apresentará à exposição Nosso mundo também é mineral, chamando a atenção do público para a questão do uso racional dos recursos não renováveis. Os visitantes poderão conhecer a beleza e a diversidade de gemas, rochas e minerais nacionais, que, utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Haverá, ainda, a distribuição de jogos, gibis e da tabela periódica ilustrada, atualizada recentemente, incluindo as mais recentes aplicações dos elementos do grupo dos  lantanídeos, também conhecidos como terras-raras. A programação prevê, ainda, a realização de experimentos com a participação do público e a apresentação de palestras proferidas por pesquisadores do Centro, cujas temáticas e horários serão divulgados no site www.cetem.gov.br. As atividades do Pop Ciência estão sendo organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e acontecem no Armazém 4 do cais do Porto, à Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Praça Mauá, das 09h às 19h.

rn

 

rn

O Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro, receberá exposições governamentais e intergovernamentais. O CETEM, assim como outras unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será representado pelo próprio Ministério a partir de material de divulgação disponibilizado pelo Centro para compor o Espaço Brasil. O Parque dos Atletas localiza-se à Avenida Salvador Allende, s/nº, na Barra da Tijuca.

rn

 

rn

Da Rio 92 a Rio+20: 20 anos de tecnologia mineral

rn

 

rn

Historicamente, as atividades desenvolvidas pelo CETEM concentravam-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria minerometalúrgica, num período em que a mineração retomava a importância estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil. Com o tempo, especialmente a partir da Rio 92, passou a agregar em suas atividades a tecnologia ambiental. Com isso, desenvolveu dezenas de projetos na área de sustentabilidade na mineração e produziu inúmeras publicações, entre livros e séries monográficas dedicadas ao tema. Os trabalhos mais marcantes serão apresentados num hotsite que está sendo produzido especialmente para a Rio+20 e apresentará informações, fotos e depoimentos dos pesquisadores do Centro envolvidos nos projetos. Um livro, publicado em duas versões (português e inglês), apresenta os objetivos e os desdobramentos dos principais projetos desenvolvidos pelo CETEM, nos últimos 20 anos, na linha do desenvolvimento sustentável da mineração. A publicação engloba trabalhos pioneiros, inclusive em escala global, sobre o mercúrio no meio ambiente, “tecnologias sociais” desenvolvidas e sofisticados processos minerometalúrgicos de ponta. O lançamento do hotsite e do livro está previsto para o dia 15 de junho.

rn

 

rn

Sobre o CETEM

rn

 

rn

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Fundado em 1978, dedica-se ao desenvolvimento tecnológico para o setor minerometalúrgico e à minimização dos impactos ambientais decorrentes das atividades produtivas do setor. Ao longo de seus 34 anos, desenvolveu mais de 800 projetos tecnológicos voltados às empresas de mineração, metalurgia, química e de materiais. Por sua abrangência e atuação em áreas como: meio ambiente, inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias,  o CETEM é, reconhecidamente, um centro nacional de excelência na área mineral. Outras informações sobre o CETEM podem ser obtidas em: www.cetem.gov.br.

rn

rn

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cetem

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS