NOTÍCIAS

Cetem vai mostrar na Rio+20 a sustentabilidade da mineração

13 de junho de 2012

rnO Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) apresentará na Rio+20 atividades focadas na sustentabilidade na mineração. No Armazém 3, no Cais do Porto, a convite da FINEP, o CETEM participará da Expo Brasil Sustent&aacu

rn

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) apresentará na Rio+20 atividades focadas na sustentabilidade na mineração. No Armazém 3, no Cais do Porto, a convite da FINEP, o CETEM participará da Expo Brasil Sustentável. Nesse espaço, pesquisadores prestarão às empresas interessadas informações técnicas sobre projetos desenvolvidos pelo Centro nas áreas ambiental e de processos. Duas maquetes mostrarão soluções inovadoras desenvolvidas por pesquisadores. A primeira ilustra como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando os impactos ambientais. A segunda mostra em três fases, a degradação ambiental e a geração das águas  ácidas a partir dos resíduos da mineração de carvão; os estudos com cobertura seca desenvolvidos na Estação Experimental Juliano Peres Barbosa; e a aplicação desses resultados na recomposição da área degradada.

rn

 

rn

Na Expo Brasil Sustentável estarão disponíveis, para distribuição ao público, publicações institucionais sobre desenvolvimento sustentável e exemplares das séries monográficas, principalmente das que tratam de  tecnologia, planejamento e gestão ambiental. A inauguração da exposição será no dia 15, sexta-feira, às 19h. A mostra estará aberta ao público entre os dias 16 e 21. No sábado e no domingo, o estande será aberto das 10h às 19h. Nos demais dias, das 11 horas às 19h. O Armazém 3 localiza-se à Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Praça Mauá.

rn

 

rn

Mundo mineral

rn

 

rn

O Armazém Pop Ciência, entre os dias 13 e 22, concentrará centenas de atividades de popularização da ciência, tecnologia e inovação direcionadas à sociedade civil. O CETEM terá um espaço permanente no local, onde apresentará à exposição Nosso mundo também é mineral, chamando a atenção do público para a questão do uso racional dos recursos não renováveis. Os visitantes poderão conhecer a beleza e a diversidade de gemas, rochas e minerais nacionais, que, utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Haverá, ainda, a distribuição de jogos, gibis e da tabela periódica ilustrada, atualizada recentemente, incluindo as mais recentes aplicações dos elementos do grupo dos  lantanídeos, também conhecidos como terras-raras. A programação prevê, ainda, a realização de experimentos com a participação do público e a apresentação de palestras proferidas por pesquisadores do Centro, cujas temáticas e horários serão divulgados no site www.cetem.gov.br. As atividades do Pop Ciência estão sendo organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e acontecem no Armazém 4 do cais do Porto, à Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Praça Mauá, das 09h às 19h.

rn

 

rn

O Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro, receberá exposições governamentais e intergovernamentais. O CETEM, assim como outras unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será representado pelo próprio Ministério a partir de material de divulgação disponibilizado pelo Centro para compor o Espaço Brasil. O Parque dos Atletas localiza-se à Avenida Salvador Allende, s/nº, na Barra da Tijuca.

rn

 

rn

Da Rio 92 a Rio+20: 20 anos de tecnologia mineral

rn

 

rn

Historicamente, as atividades desenvolvidas pelo CETEM concentravam-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria minerometalúrgica, num período em que a mineração retomava a importância estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil. Com o tempo, especialmente a partir da Rio 92, passou a agregar em suas atividades a tecnologia ambiental. Com isso, desenvolveu dezenas de projetos na área de sustentabilidade na mineração e produziu inúmeras publicações, entre livros e séries monográficas dedicadas ao tema. Os trabalhos mais marcantes serão apresentados num hotsite que está sendo produzido especialmente para a Rio+20 e apresentará informações, fotos e depoimentos dos pesquisadores do Centro envolvidos nos projetos. Um livro, publicado em duas versões (português e inglês), apresenta os objetivos e os desdobramentos dos principais projetos desenvolvidos pelo CETEM, nos últimos 20 anos, na linha do desenvolvimento sustentável da mineração. A publicação engloba trabalhos pioneiros, inclusive em escala global, sobre o mercúrio no meio ambiente, “tecnologias sociais” desenvolvidas e sofisticados processos minerometalúrgicos de ponta. O lançamento do hotsite e do livro está previsto para o dia 15 de junho.

rn

 

rn

Sobre o CETEM

rn

 

rn

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Fundado em 1978, dedica-se ao desenvolvimento tecnológico para o setor minerometalúrgico e à minimização dos impactos ambientais decorrentes das atividades produtivas do setor. Ao longo de seus 34 anos, desenvolveu mais de 800 projetos tecnológicos voltados às empresas de mineração, metalurgia, química e de materiais. Por sua abrangência e atuação em áreas como: meio ambiente, inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias,  o CETEM é, reconhecidamente, um centro nacional de excelência na área mineral. Outras informações sobre o CETEM podem ser obtidas em: www.cetem.gov.br.

rn

rn

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cetem

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS