NOTÍCIAS

Cleveland confirma itabirito em projeto de minério de ferro Minas Novas

4 de junho de 2014

A Cleveland Mining disse ontem (3) que os seis primeiros furos do programa de sondagem no projeto de minério de ferro Minas Novas, em Minas Gerais, identificaram interseção de 42 a 135 metros de itabiritos, próximo &agrave

A Cleveland Mining disse ontem (3) que os seis primeiros furos do programa de sondagem no projeto de minério de ferro Minas Novas, em Minas Gerais, identificaram interseção de 42 a 135 metros de itabiritos, próximo à superfície. A sondagem inicial abrange 14 dos 60 quilômetros de direção do corpo mineral definidos pelo levantamento aeromagnético.

rn

A sondagem de circulação reversa retornou amostras de itabirito hematítico, assim como uma hematita vermelha escura com elevado fator de fragmentação. Segundo a Cleveland, a zona rica em magnetita é cinza a cinza escuro, altamente magnética e muito densa.

rn

Segundo o comunicado da Cleveland, o governo de Minas Gerais planeja construir uma linha ferroviária de 40 quilômetros dentro da área do projeto e estudos de otimização já estão sendo conduzidos. De acordo com a mineradora, a existência de um acesso ferroviário aumentará o potencial de desenvolvimento da região.

rn

“É um excelente resultado. Certamente, seis furos, sem ensaios e testes, não são suficientes para confirmar o potencial econômico da área e esperamos ver uma variação de teor em toda a unidade. Mas os resultados iniciais oferecem um grande potencial para se trabalhar”, disse o diretor administrativo da empresa, David Mendelawitz.

rn

Segundo Mendelawitz, a gestão da Cleveland tem experiência suficiente no Brasil e na indústria global de minério de ferro para saber que descobertas como essas são tanto raras quanto potencialmente significativas.

rn

“Enquanto muitos analistas estão atualmente preocupados com o preço do minério de ferro, nós não nos preocupamos, pois temos uma operação de baixo custo, pois a história mostra que os preços estarão sempre oscilando”, afirmou.

rn

O projeto Minas Novas fica próximo a áreas conhecidas de exploração de minério de ferro. O projeto pertence à Bahmex, que assinou um acordo de venda de 80% da participação para a Cleveland e sua aliada BC Iron, através de memorando de entendimento firmado pelas empresas em maio do ano passado.

rn

A Cleveland Mining é uma empresa australiana especializada no desenvolvimento de projetos minerais na América do Sul. No Brasil, além de Minas Novas, ela possui projetos de minério de ferro na Bahia e opera a mina de ouro Premier, em Goiás.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS