NOTÍCIAS

Conexão Empresarial de maio recebe presidente do Conselho Diretor do IBRAM

17 de maio de 2019

O Conexão Empresarial de maio, evento promovido nesta terça-feira (14/5), em Nova Lima (MG), contou com a presença do presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer, e do diretor-presidente do IBRAM, Walter Alvarenga.

Wilson Brumer discursou para empresários, políticos e representantes da sociedade sobre a crise na mineração em Minas Gerais. “Precisamos reconhecer o passado recente de muita dor e ter humildade para enfrentar os desafios futuros. Um deles é melhorar a reputação do setor e fazer com que a sociedade volte a acreditar na mineração brasileira. Afinal, ela tem uma enorme importância para toda a sociedade; a vida moderna depende desta atividade extrativa”.

Na ocasião, o presidente do Conselho Diretor do IBRAM evidenciou a riqueza geológica brasileira. “Temos um rico solo e isso nos torna um importante player mundial. Somos o primeiro produtor de nióbio do mundo e o terceiro produtor de minério de ferro.  Além disso, produzimos bauxita, caulim, rochas ornamentais, estanho, níquel, manganês, ouro e autossuficientes em calcário e diamante”, exemplificou. Para ele, o setor precisa ser incentivado no sentido de agregar valor aos seus produtos e não simplesmente exportar a matéria-prima.

Brumer também discursou sobre a importância de incentivar a pesquisa mineral e a importância e aperfeiçoar a gestão e o manejo de rejeitos do setor.

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS