NOTÍCIAS

Consórcio educacional da Vale com universidade e três empresas de tecnologia realiza curso de Advanced Analytics

13 de outubro de 2017

Consórcio educacional da Vale com universidade e três empresas de tecnologia realiza curso de Advanced Analytics

A Vale se aliou à PUC-Rio e às empresas de tecnologia Accenture, Deloitte e IBM para formar um consórcio educacional com o objetivo de aperfeiçoar estudantes e profissionais unindo o conhecimento acadêmico e as melhores práticas de mercado. O curso oferecido pelo consórcio abordará o tema Advanced Analytics (análise avançada de dados), uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço na era da tecnologia digital. O curso, cuja aula inaugural será realizada nesta segunda-feira, 16/10, é oferecido de forma gratuita aos alunos da PUC-Rio e aos empregados da Vale e das empresas parceiras.
 
É a segunda vez que a Vale promove um consórcio desse tipo. Em 2016 a empresa já havia se unido a outros parceiros para realizar um curso sobre gestão integrada de negócios. A avaliação dos alunos do curso foi muito positiva, mostrando o sucesso desse modelo de cooperação entre empresas e universidade.
 
No consórcio educacional a Vale e as empresas parcerias são responsáveis por ministrarem as disciplinas do curso, indicando profissionais especialistas que atuarão como instrutores. A PUC-Rio, por meio de sua escola de negócios IAG, é responsável pela estrutura pedagógica, pela infraestrutura e pela seleção dos seus alunos para o curso.
 
“O consórcio é uma forma de estimular a aproximação da teoria com a prática. Nessa modalidade de cooperação são beneficiados a universidade, as empresas parceiras e os estudantes e profissionais que terão a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências”, explica Desiê Ribeiro, gerente-executiva de Educação e Gestão de Talentos da Vale, que destacou a inovação da iniciativa: “Estamos muito felizes porque essa cooperação comprova que é possível unir o mundo da educação ao do trabalho”.
 
O curso terá carga horária de 41 horas e irá abordar conceitos fundamentais de Advanced Analytics, um processo que consiste em coletar dados disponíveis e analisá-los por meio de técnicas de modelagem matemática e estatística, aceleradas por tecnologia de ponta. A ideia é que o aluno explore as tecnologias disponíveis para uso efetivo das informações nos processos de tomada de decisão em ambientes de grande volume de dados. Os instrutores irão trabalhar com casos reais da Vale, que usa essa técnica em áreas como a manutenção de equipamentos e até para promover a saúde e segurança de seus empregados.
 
“Uma empresa como a Vale gera grandes volumes de dados e a aplicação de Advanced Analytics, através do uso de modelos matemáticos e computação avançada, tem mudado nossa forma de trabalhar em várias áreas, como Saúde & Segurança, Meio Ambiente, Manutenção e Operação”, explica Rafael Lychowski especialista de Advanced Analytics.”Através de novas conclusões e análises preditivas conseguimos suportar melhor as decisões de negócio, identificando oportunidades em redução de custos, aumento de produtividade e na gestão dos nossos ativos com maior segurança, eficiência operacional e sustentabilidade”.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS