NOTÍCIAS

Consultorias orientam empresas da cadeia de mineração

6 de fevereiro de 2013

rnSÃO LUÍS – Empresas fornecedoras da cadeia de mineração dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito – localizados na região Tocantina, sudoeste do Maranhão &n

rn

SÃO LUÍS – Empresas fornecedoras da cadeia de mineração dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito – localizados na região Tocantina, sudoeste do Maranhão –  iniciaram este mês as consultorias de Gestão Empresarial do Projeto Encadeamento Produtivo de Mineração. O projeto é resultado de parceria entre o Sebrae no Maranhão e a Vale para o desenvolvimento de fornecedores locais.

rn

As atividades foram iniciadas em 2012, por meio da realização do Diagnóstico de Maturidade da Gestão. Durante as consultorias, destacou-se que a gestão de informações e do capital intelectual torna-se elemento essencial à jornada em busca da excelência empresarial. “E foi justamente isso que a nossa empresa veio buscar aqui, procurando e recebendo as orientações necessárias do Sebrae”, relata o jovem empreendedor Jeová de Jesus Costa, que, após trabalhar 12 anos em uma empresa, decidiu montar o seu próprio negócio, uma loja especializada na venda de tintas imobiliárias.

rn

Segundo informações do consultor do Sebrae no Maranhão, Tadeu Edson Borba, que acompanha a consultoria no município de Estreito, as empresas participantes do diagnóstico preencheram um questionário com 35 questões, onde foram abordados os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados. Após o diagnóstico e a identificação das soluções educacionais, as unidades do Sebrae em Imperatriz e Açailândia desenvolveram parcerias com as empresas locais, a fim de incrementar as atividades comerciais estabelecidas com a Vale na Região Tocantina, notadamente em Imperatriz e Açailândia, municípios diretamente envolvidos com a Ferrovia Carajás.

rn

“Neste mês, será realizada ainda a segunda consultoria do projeto, na solução Visão Estratégica”, sinaliza Tadeu Borba. Ele informa que o Sebrae continuará com as consultorias até dezembro para os fornecedores do setor de mineração dos quatro municípios.

rn

Outro empreendedor que já mostra confiança para alavancar os negócios com ajuda das consultorias em gestão é Eurípedes Barçanullo Ângelo, do Posto de Molas Brasil. “Minha principal meta é melhorar a qualidade dos serviços da nossa empresa familiar, que já tem 40 anos de mercado”, conta. O empreendimento passou a ser gerenciado por ele há 21 anos. Para o proprietário da recém-criada Locar (Locadora Carajás), o empresário Gilberto Francisco de Sousa, participar das consultorias aumentou seu conhecimento. “Só por meio da informação que nós crescemos. Por isso, quero aprender mais e as ferramentas do Sebrae são importantíssimas nesse processo”, arremata.

rn

Os fornecedores de Imperatriz e Açailândia estão sendo contemplados, nessa fase do Projeto Encadeamento da Cadeia Produtiva de Minério, com o curso Gestão da Qualidade: Fundamentos da Excelência – O Caminho para o Sucesso, dentro do programa Sebrae de Gestão da Qualidade, por meio da Unidade de Capacitação Empresarial e do Sistema Educação Sebrae. Com carga horária de 16 horas, o curso é dividido em quatro encontros, sendo um por dia. Na programação, os empresários desenvolvem atividades dinâmicas e interativas, individuais e em grupo.

rn

Excelência
“O curso é voltado a empresários e profissionais que desejam aprimorar o seu modelo de gestão. O objetivo é criar as condições necessárias para que eles possam desenvolver competências para compreender os fundamentos da excelência. A partir daí, é possível definir e implementar um conjunto de indicadores de desempenho empresarial e aplicar o ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir corretivamente) na gestão dessas empresas”, destaca a consultora Carla Baima.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: DCI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS