NOTÍCIAS

CPRM discute parceria com Instituto Francês para alavancar pesquisas no Atlântico

17 de julho de 2012

rnO Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está negociando com o Instituto Francês de Investigação para Exploração do Mar (Ifremer) cooperação técnica na área de geologia

rn

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está negociando com o Instituto Francês de Investigação para Exploração do Mar (Ifremer) cooperação técnica na área de geologia marinha.  O instituto é um dos mais conceituados centros de pesquisa e realiza estudos para conhecimento dos oceanos e seus recursos, o monitoramento do ambiente costeiro e marinho, gerenciamento de bases de dados oceanográficos e o desenvolvimento sustentável das atividades marítimas. 
 

rn

Para discutir a parceria entre as duas instituições, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura visitou a sede do Ifremer, na França. Ventura estava acompanhado do coordenador do projeto de Geologia Marinha, Kaiser Gonçalves de Souza.  Durante a visita eles conheceram os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo instituto, que possui oito navios de pesquisa (offshore), dois submersíveis, um tripulado e outro operado remotamente.
 
 
A parceria poderá envolver sistemas de observação e exploração do oceano Segundo Roberto Ventura, o Ifremer possui um dos mais avançados centros de pesquisa em geologia marinha, que estuda também a parte biológica e ambiental dos oceanos “A parceria que estamos discutindo envolve inovações tecnológicas, como sistemas de observação e exploração do oceano”, informa Ventura.

rn

 

Fonte: CPRM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS