NOTÍCIAS

CUIABÁ SEDIA ENCONTRO DE PRODUTORES DE CALCÁRIO

4 de novembro de 2015

Cuiabá vai sediar o Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal) e o 2º Congresso Nacional de Correção e Fertilidade do Solo.

Cuiabá vai sediar o Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal) e o 2º Congresso Nacional de Correção e Fertilidade do Solo. O evento tem o objetivo de debater assuntos de interesse da classe produtora, desde questões ligadas ao dia-a-dia da empresa, como equipamentos e sistemas de produção mais eficientes, até macro questões como tributação, aspectos ambientais e situação política. O Enacal 2015, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), juntamente com o Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal-MT), ocorrerá de 11 a 13 de novembro, no hotel Delmond.

Com a presença de autoridades do Estado, a abertura oficial do encontro será no dia 11/11, às 19h30, porém o credenciamento começa a partir das 18h.  No dia 12/11, às 08h30, será ministrada a primeira palestra técnica, com o agricultor e ex-ministro da Agricultura, Neri Gheler, que abordará a situação atual e futura da agricultura em Mato Grosso e no Brasil. Às 10h30, o engenheiro especialista em gestão de processos de beneficiamento, produção e projetos, Fábio Augusto Macedo, falará acerca da integração de tecnologias de informação nas operações de mineração. Às 11h15, o tema abordado será a redução de custos por meio do planejamento tributário, com o contador especialista em controladoria e direito tributário, Márcio Cecon.

No período da tarde, o evento recomeça às 13h30, com a realização de uma mesa redonda que terá a participação de engenheiros agrônomos para debater os aspectos fundamentais de uma boa calagem. A discussão será mediada pelo jornalista Luiz Patroni. Às 15h45, os desafios do setor serão debatidos pelo empresário do agronegócio e senador Blairo Maggi, o diretor do Movimento Pró-Logística-MT, Edeon Vaz Ferreira, e a gerente de Operações de Mercado da Energisa, Maria Aparecida Paes Leme.

No dia 13/11, as palestras técnicas têm início às 08h30, com o gerente de aplicação de sistema de britagem e peneiramento da Metso Brsasil, Toshihiko Ohashi, que falará sobre a redução de custo na produção de calcário agrícola. Às 09h30, o especialista em automação industrial, Mauro Alessandro Arruda, abordará os aspectos aplicados em indústrias de calcário e, às 10h30, será a vez de discutir o cenário regulatório da mineração no Brasil. A última palestra do Enacal, às 13h30, fica por conta do deputado federal do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, que fará um panorama do cenário institucional do Brasil. A programação termina com a apresentação de alguns cases sobre a importância de planejar a sucessão familiar.

Para o presidente do Sinecal, Francisco Conrado Ferreira Penço, o encontro é uma excelente oportunidade para proporcionar o networking entre produtores de calcário das diversas regiões do país e disseminar informações e conhecimentos de assuntos de interesse do setor. “Estamos numa região em que o calcário é a principal fonte para melhorar a qualidade do solo para as pastagens e produção das lavouras, por isso a participação do produtor rural é de grande importância, pois conhecer novas técnicas pode ajudar a melhorar a produtividade e evitar novos desmatamentos”.

Fonte: Folha Max
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS