NOTÍCIAS

CUSTOS ALTOS MANTERÃO APERTADO O MERCADO DE MINÉRIO

28 de fevereiro de 2012

 rn Custos crescentes poderiam reduzir consideravelmente a habilidade das mineradoras de elevar o fornecimento de minério de ferro, o que pode representar um crescimento da produção global menor em rela&ccedil

 

rn

 Custos crescentes poderiam reduzir consideravelmente a habilidade das mineradoras de elevar o fornecimento de minério de ferro, o que pode representar um crescimento da produção global menor em relação às expectativas, mantendo o mercado apertado, disseram representantes de importantes produtores mundiais nesta terça-feira. 

rn

 Com a alta dos custos atrasando novos projetos, há pouco risco de excedente no mercado global de minério de ferro até o final desta década, afirmou o vice-presidente minério e chefe a área comercial da ArcelorMittal Mineradora, Simon Wandke, em uma conferência em Pequim. 

rn

 “Está difícil obter projetos dado o ambiente atual”, disse o vice-presidente de vendas de minério de ferro da BHP Billiton, Michiel Hovers, em uma conferência do setor em Pequim. BHP e Fortescue disseram que não há atrasos em seus projetos de expansão. 

rn

 Mineradores estão considerando atrasos em alguns projetos para ajudar a manter os preços do minério de ferro no nível atual de 140 dólares a tonelada – um valor pelo menos três vezes superior a seu custo de mineração. 

rn

 Mas alguns analistas estimam que o mercado terá excedente por volta de 2013 ou mais cedo, com sinais de que a demanda de aço na China está esfriando e as mineradoras estão preparando grande expansão. 

rn

 A demanda de aço na China deve crescer 6 por cento em 2012 a 5,8 por cento em 2013, abaixo da média de 12,8 por cento de crescimento anual durante o período 2008-2011, de acordo com projeções da Bank of America-Merril Lynch. 

rn

 Mas Vale, Rio Tinto e BHP juntas planejam produzir 61 por cento, ou 404 milhões de toneladas, mais minério de ferro em 2016 do que fizeram em 2011, e Fortescue Metals espera produzir mais 100 milhões de toneladas além das três grandes mineradoras. 

rn

 BHP disse que o crescimento da demanda de minério de ferro da China estava prevista para continuar, uma vez que grande parte do país tem um consumo per capita relativamente baixo. 

rn

 

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS