NOTÍCIAS

Demanda por potássio deve crescer 3% ao ano

2 de julho de 2012

rnA demanda global por potássio poderá superar as expectativas preliminares de incremento de 3% ao ano se de fato vingarem as projeções de aceleração do crescimento da produção agr&iac

rn

A demanda global por potássio poderá superar as expectativas preliminares de incremento de 3% ao ano se de fato vingarem as projeções de aceleração do crescimento da produção agrícola no mundo. Essa é uma das conclusões de um estudo do banco Rabobank sobre o cenário para o nutriente usado em fertilizantes até 2020. Nesse tabuleiro, a demanda da China deverá aumentar 4,3% ao ano e atingir 14 milhões de toneladas de potássio em um horizonte de oito anos.

rn

Conforme o Rabobank, preços e margens elevadas têm atraído investimentos de vários novos “players” no mercado, e gigantes que já atuam no ramo, como a australiana BHP Billiton, a brasileira Vale e a anglo-australiana Rio Tinto, também têm realizado aportes no segmento. Mais de 60 novos projetos foram anunciados e a maioria já completou o estágio de desenvolvimento.

rn

Brasil, China e Índia importaram perto de 18 milhões de toneladas de potássio em 2011, um aumento de 49% sobre 2001. A capacidade global de produção na temporada 2011/12 ficou em 78 milhões de toneladas, e a expectativa é que cresça 24,6% até 2020, para 97,2 milhões de toneladas.

rn

O estudo também prevê a continuidade da forte influência dos consórcios de produtores de potássio Canpotex (empresas Potash, Mosaic e Agrium) e BPC (Belarussian Potash) no mercado.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS