NOTÍCIAS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas internacionais relacionadas à mineração. Nesse contexto, a coordenadora do Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM) do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rejane Carvalho, participou de uma série de reuniões no Pará (PA) para discutir as normas da ISO (International Organization for Standardization).

Os encontros foram realizados de 5 a 9 de novembro. Estiveram em debate as ISO para análises químicas e amostragem de ferroníquel e de minérios e concentrados de cobre. As reuniões são realizadas nas unidades operacionais da Vale , Onça Puma (Ourilândia do Norte) e Salobo (Marabá), ambas no Pará.

Participaram também os integrantes do Comitê Brasileiro para Normalização Internacional de Minérios, Concentrados e Produtos Primários de Cobre e Níquel (CEE-81) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) . Entre eles: Arnaldo Borges, Mônica César, Samuel Martins, Fernando Lima Regis, Flavio Cruz, Helbert Lino, Eugênio Oliveira, Virgínio Pasqualon, Luzia Chaves e Daniela Sedraz.

Para Rejane Carvalho, “estar alinhadas às normas ISO traz diversos ganhos para as organizações, como melhora da competitividade, de relacionamento com os setores envolvidos e, principalmente, maior confiabilidade nacional e internacional”.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS