NOTÍCIAS

Diretor-Presidente do IBRAM é homenageado no Pará

15 de março de 2013

rnrnJosé Fernando Coura recebeu título de cidadão paraense na Assembleia Legislativa do EstadornNa manhã da última quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em sessão solene comemo

rn

rn

José Fernando Coura recebeu título de cidadão paraense na Assembleia Legislativa do Estado

rn

Na manhã da última quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em sessão solene comemorando o Dia Estadual da Mineração, homenageou o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Fernando Coura, oferecendo-lhe o título de Cidadão Paraense. A homenagem foi fruto do Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Deputado Estadual Gabriel Guerreiro (PV-PA), aprovada por unanimidade, em 2012, pelos deputados estaduais paraenses.

Criado em 1971, o título de Cidadão Paraense é a maior honraria concedida pelo legislativo paraense a personalidades que não tenham nascido no estado, brasileiras ou não, e quem tenham prestado relevantes serviços ao estado do Pará.

Entregue pelo presidente da casa, Deputado Estadual Márcio Miranda (DEM-PA), e pelo Deputado Gabriel Guerreiro, a homenagem se tornou uma verdadeira confraternização entre os estados do Pará e Minas Gerais, estado de origem de José Fernando Coura. A sessão também foi prestigiada pelo Diretor Administrativo e Financeiro do IBRAM, Ary Pedreira, pela maioria dos deputados estaduais paraenses e por autoridades do setor mineral dos dois estados.

rn


O Diretor-Presidente do IBRAM discursa durante solenidade em Belém (PA)
Fotos: Ozéas Santos

rn

Para Coura, a honraria é muito mais que um reconhecimento pessoal. “Esta homenagem foi um reconhecimento ao cidadão da mineração e consolida a presença do IBRAM na Amazônia. Fico bastante agradecido em ter recebido esse título, principalmente porque já morei no estado Pará durante dez anos e depois porque foi um remédio para alma, uma injeção de ânimo, para que eu possa continuar na luta divulgando a importância da indústria mineral para o Brasil, articulando com os poderes legislativos”, comentou o Diretor-Presidente do Instituto.

O autor do projeto que resultou na homenagem falou sobre as motivações para a entrega da honraria. “Além da minha amizade pessoal com Coura, que perdura há anos, ele é considerado uma referência em termos de conhecimento sobre a história da participação da indústria mineral de Minas Gerais na vida do País. Essa história é bastante interessante para o Pará, que vê no Coura uma grande contribuição para o setor”, explicou o Deputado.

O Presidente da ALEPA, Deputado Márcio Miranda, destacou a felicidade do Legislativo paraense em oferecer o título ao mineiro. “A Assembleia Legislativa do Pará concedeu a honraria, mas somos nós que nos sentimos honrados em receber Coura, justamente porque o estado do Pará tem uma história muito recente no setor mineral, e a experiência exitosa de Minas Gerais, ou os eventuais erros históricos que foram cometidos, servem de lição para nós, vinda pelas mãos de mineiros como ele. O título é uma maneira de reconhecer e agradecer por essa grande parceria entre Pará e Minas Gerais para o fortalecimento do setor mineral no Brasil”, afirmou.

rn


Deputado Márcio Miranda (DEM-PA), José Fernando Coura e Deputado Gabriel Guerreiro (PV-PA)

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: IBRAM – CaNoMedia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS