NOTÍCIAS

Divisão de Desenvolvimento da Mineração realiza Workshop sobre Rochagem

21 de agosto de 2017

O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará

A Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DDM), em parceria com a Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/PA), com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Geociências da UFPA, promove, nesta segunda-feira, 21 de agosto, o II Encontro de Rochagem do Estado do Pará, Workshop Sobre Rochagem: Remineraliza Pará.
 
O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará, com o objetivo de construir um grupo de pesquisa aplicada sobre os remineralizados como alternativa para o suprimento de nutrientes aos solos, principalmente no Estado do Pará, além, de incentivar a inovação tecnológica e a sustentabilidade na mineração.
 
Rochagem – Os remineralizadores – ou como são popularmente conhecidos, o pó de rocha, rochagem – tratam-se de uma rocha moída e peneirada que tem a função de melhorar a qualidade física e química do solo. A rochagem pode substituir o emprego de fertilizantes químicos com baixo custo e menor impacto ambiental. O uso de pó de rocha na agricultura pode diminuir a demanda de fertilizantes externos.
 
Programação – A programação começa às 8h com a recepção aos participantes, seguida pela abertura do Encontro. Às 9h o primeiro tema, “Rochagem hoje no Brasil – Marco Legal; Experiência na região Sul do Brasil”, será discutido pelo doutor Rubens Muller Kautzmann, da Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DNPM/RS). O segundo tema, “Rochagem no Estado do Pará – Perspectivas e Desafios”, será discutido pela mestre Poliana Gualberto, da Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (DIGEM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
 
Às 10h15 será discutido, pela professora doutora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez, secretária Adjunta do Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, o tema “Possíveis Indicadores de Sustentabilidade para a Rochagem”. Seguido por Ambrozio Hajime Ichihara, da Divisão de Fiscalização (DFISC), DNPM/PA, com o tema “Aproveitamento do Subproduto (Rejeito) da Mineração e a Legislação – Mudanças ou Aditamento? (Regime de Exploração)”.
 
A manhã do evento encerra-se com a mesa-redonda “O potencial do uso do pó de rocha como fonte alternativas de nutrientes para o manejo de solos no Estado do Pará”. A programação da tarde começa com o tema “Rochagem: Uma Questão de Soberania Nacional e Sustentabilidade na Agricultura”, abordado pela professora doutora Suzi Huff Theodoro, da UnB.
 
Às 15h45, a geóloga Magda Bergmann (CPRM) irá tratar dos “Levantamentos de agrominerais para remineralização e condicionamento de solos: Técnicas empregadas com ênfase em trabalhos da CPRM”. O evento encerra-se com a mesa-redonda “Programa Remineraliza Pará – programa de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Pará”.
 
As inscrições serão realizadas no local do evento. O certificado será entregue pelo Instituto de Geociências/UFPA, Programa Lato Sensu. Mais informações no telefone: 91 3201 7619 (UFPA).
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS