NOTÍCIAS

Divisão de Desenvolvimento da Mineração realiza Workshop sobre Rochagem

21 de agosto de 2017

O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará

A Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DDM), em parceria com a Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/PA), com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Geociências da UFPA, promove, nesta segunda-feira, 21 de agosto, o II Encontro de Rochagem do Estado do Pará, Workshop Sobre Rochagem: Remineraliza Pará.
 
O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará, com o objetivo de construir um grupo de pesquisa aplicada sobre os remineralizados como alternativa para o suprimento de nutrientes aos solos, principalmente no Estado do Pará, além, de incentivar a inovação tecnológica e a sustentabilidade na mineração.
 
Rochagem – Os remineralizadores – ou como são popularmente conhecidos, o pó de rocha, rochagem – tratam-se de uma rocha moída e peneirada que tem a função de melhorar a qualidade física e química do solo. A rochagem pode substituir o emprego de fertilizantes químicos com baixo custo e menor impacto ambiental. O uso de pó de rocha na agricultura pode diminuir a demanda de fertilizantes externos.
 
Programação – A programação começa às 8h com a recepção aos participantes, seguida pela abertura do Encontro. Às 9h o primeiro tema, “Rochagem hoje no Brasil – Marco Legal; Experiência na região Sul do Brasil”, será discutido pelo doutor Rubens Muller Kautzmann, da Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DNPM/RS). O segundo tema, “Rochagem no Estado do Pará – Perspectivas e Desafios”, será discutido pela mestre Poliana Gualberto, da Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (DIGEM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
 
Às 10h15 será discutido, pela professora doutora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez, secretária Adjunta do Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, o tema “Possíveis Indicadores de Sustentabilidade para a Rochagem”. Seguido por Ambrozio Hajime Ichihara, da Divisão de Fiscalização (DFISC), DNPM/PA, com o tema “Aproveitamento do Subproduto (Rejeito) da Mineração e a Legislação – Mudanças ou Aditamento? (Regime de Exploração)”.
 
A manhã do evento encerra-se com a mesa-redonda “O potencial do uso do pó de rocha como fonte alternativas de nutrientes para o manejo de solos no Estado do Pará”. A programação da tarde começa com o tema “Rochagem: Uma Questão de Soberania Nacional e Sustentabilidade na Agricultura”, abordado pela professora doutora Suzi Huff Theodoro, da UnB.
 
Às 15h45, a geóloga Magda Bergmann (CPRM) irá tratar dos “Levantamentos de agrominerais para remineralização e condicionamento de solos: Técnicas empregadas com ênfase em trabalhos da CPRM”. O evento encerra-se com a mesa-redonda “Programa Remineraliza Pará – programa de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Pará”.
 
As inscrições serão realizadas no local do evento. O certificado será entregue pelo Instituto de Geociências/UFPA, Programa Lato Sensu. Mais informações no telefone: 91 3201 7619 (UFPA).
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS