NOTÍCIAS

Economia colombiana está mais dependente de petróleo e mineração

5 de fevereiro de 2013

rnO Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou, nesta segunda-feira, 4, que a economia da Colômbia está se tornando cada vez mais dependente dos setores de petróleo e mineração, uma tendência

rn

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou, nesta segunda-feira, 4, que a economia da Colômbia está se tornando cada vez mais dependente dos setores de petróleo e mineração, uma tendência que representa um desafio para as autoridades locais. Segundo relatório do FMI, essa tendência está afetando as finanças públicas do país e o governo precisa adotar “medidas decisivas para dar impulso à competitividade, reduzir a elevada taxa de informalidade da economia, aumentar a poupança nacional e diversificar as exportações”.

No entanto, o FMI elogiou o governo do país andino por suas políticas econômicas, que têm como foco manter a inflação contida e também reduzir seu déficit fiscal relativamente baixo. Ao longo dos últimos anos, a economia colombiana mostrou ser resiliente aos choques financeiros externos.

rn

PIB
A expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia mostrou sinais de desaceleração no segundo semestre de 2012, enquanto importantes setores, como construção, apresentaram um desempenho desapontador. O relatório do FMI afirma que “o crescimento da produção deve convergir em direção à sua taxa potencial” de 4,5% em 2013.

rn

A inflação permanecerá contida em 2013, segundo o FMI. O órgão multilateral acrescentou que as expectativas de inflação para este ano estão “ancoradas no centro” da meta do Banco Central para 2013, que é uma banda entre 2% e 4%.

rn

As baixas leituras de inflação têm proporcionado bastante espaço pra o banco central reduzir sua taxa de juro benchmark, com objetivo de tentar estimular o crescimento econômico. Por outro lado, o governo não tem agido para aumentar os gastos públicos e acelerar a atividade econômica. O relatório do FMI aponta que uma posição de política “neutra” era apropriada para 2013.

rn

Se a economia começar a ter um desempenho abaixo da média, as autoridades locais terão “amplo espaço para fazer ajustes nas políticas”, diz o FMI.

rn

O Fundo também afirma que a taxa cambial para o peso, que acumulou uma valorização de quase 10% frente ao dólar, em 2012, está basicamente em linha com os fundamentos, como o forte aumento no investimento estrangeiro direto para a Colômbia.

rn

 

Fonte: Valor

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS