NOTÍCIAS

Empreendedoras crescem em Minas Gerais

8 de março de 2013

rnA participação do empreendedorismo feminino vem aumentando a cada ano no Brasil. Em 2002, o percentual de mulheres empreendedoras era de 42%. No ano passado, esse número chegou a 49,6%. Ou seja, doS 27 milhões de empreen

rn

A participação do empreendedorismo feminino vem aumentando a cada ano no Brasil. Em 2002, o percentual de mulheres empreendedoras era de 42%. No ano passado, esse número chegou a 49,6%. Ou seja, doS 27 milhões de empreendedores no país, 13 milhões eram mulheres. Em Minas Gerais, de acordo com pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), 33% das micro e pequenas empresas são comandas por elas.

O estudo mostra o perfil da empreendedora mineira. É maior o número de mulheres (36%) que tem ensino superior completo ou pós-graduação do que de homens (3 1%). Em relação a faixa etária, mais da metade (52%) delas tem entre 31 e50 anos.

As empresas comandadas por mulheres têm em média cinco funcionários, enquanto o dos homens a média é de sete empregados. 44% dos estabelecimentos administrados por elas faturam entre R$ 60 mil a R$ 180 mil.

A pesquisa também mostrou que as mulheres estão atentas ao mercado e à melhoria da gestão dos negócios, O percentual de mulheres (52%) que adotam ações de controle administrativo nas empresas é maior que o dos homens (50%).

Além disso, elas estão mais preocupadas com as questões de sustentabilidade nos negócios. De acordo com o estudo, 82% entrevistadas disseram adotar na empresa ações de redução do consumo de água, 81% a diminuição do consumo de energia e 77% dão preferência a produtos que agridem menos o meio ambiente.

Neste ano, a maioria das empresárias mineiras pretende adotar estratégias corno: controle de qualidade dos produtos e serviços (69%), redução dos custos (63%) e solidificação da marca da empresa (59%). “Esse cenário mostra que as mulheres estão se planejando cada vez mais na busca do sucesso nos negócios”, diz a analista da unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Carolina Xavir. (ASM)

rn


 

rn

 

Fonte: Diário do Comércio – Belo Horizonte – MG

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS