NOTÍCIAS

Empresários chineses, que vão extrair minérios em Jequié, cumprem agenda de trabalho na cidade

20 de julho de 2012

rnUma comitiva composta por empresários chineses e brasileiros do ramo de mineração esteve em Jequié, na quinta-feira (19), onde cumpre agenda de compromissos. Pela manhã, eles foram recebidos na Prefeitur

rn

Uma comitiva composta por empresários chineses e brasileiros do ramo de mineração esteve em Jequié, na quinta-feira (19), onde cumpre agenda de compromissos. Pela manhã, eles foram recebidos na Prefeitura de Jequié por vários secretários municipais, já que o prefeito Luiz Amaral participa de evento promovido pelo Banco do Nordeste, em Fortaleza.

rn

À tarde, estiveram no escritório da Valec, empresa responsável pela execução das obras da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol). Já nesta sexta-feira, irão à região de Boaçu, onde está localizada a jazida, e no sábado vão ao Porto de Ilhéus. Os empresários deverão permanecer na Bahia até sábado. O grupo de empresários da China, que se uniu a um grupo do Brasil, tendo à frente a ADHER Empreendimentos, com sede em São Paulo, esteve na Prefeitura de Jequié para agradecer o apoio que tem recebido da atual administração municipal nessa fase inicial de implantação da empresa e para comunicar sobre o andamento dos processos junto ao Governo para o imediato início das atividades no Município. Disseram ter esperança de começar a exploração de minério de ferro na região de Boaçu ainda neste ano de 2012.

rn

O empresário paulista Adão Heleno Rodrigues, que falou em nome do grupo, informou que já foi criada uma empresa em Jequié, com inscrição na Junta Comercial da Bahia, com endereço provisório, mas que, em breve, estará com escritório funcionamento em local a ser definido. Também informou que dará entrada junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) documento visando à liberação do Guia de Utilização. Essa Guia admite, em caráter de excepcionalidade, a extração de substâncias minerais em área titulada, antes da outorga da concessão de lavra, fundamentado em critérios técnicos, mediante prévia autorização do Diretor-Geral do DNPM. Adão Heleno Rodrigues acredita que essa liberação, bem como, as licenças ambientais por parte do governo estadual, deverão ocorrer, o mais rápido possível, já que os chineses têm pressa. Garantiu que todas as providências vêm sendo adotadas, de forma bastante cuidadosa, para acelerar o processo de extração do minério em Jequié. As pesquisas na região de Boaçu começaram em 2010.

rn

Participaram da audiência na Prefeitura Chao Chin Yung, Tseng-Potan, Ning Qing Wu, Adão Heleno Rodrigues, Antônio Carlos Monteiro, João Pimentel, Aeron Rock, os secretários municipais, Fabrício Borges (Desenvolvimento Econômico), Mário Alves Filho (Relações Institucionais e Comunicação Social), Geomésio Ataíde (Infraestrutura), Givaldo Barros (Fazenda), Elizeu Maia Matos (Procurador Geral), Evandro Lopes (Chefe de Gabinete), dentre outros.

rn

 

Fonte: Blog do Ary Moura

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS