NOTÍCIAS

Empresas investem na saúde dos colaboradores

9 de abril de 2019

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes do mundo – o que equivale a 41 milhões de falecimentos. Desse total, 36,5% são pessoas que morrem prematuramente, com idade entre 30 e 69 anos. A maioria dos casos ocorre em países de baixa e média renda.

Visando contribuir para a mudança desta realidade, empresas do estado investem em projetos que incentivam hábitos saudáveis em colaboradores, alinhados ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 – Saúde e Bem Estar.

Uma destas iniciativas é o Programa Viva Bem, desenvolvido pela Alubar, empresa líder de mercado e que oferece soluções em condutores elétricos de alumínio e cobre. Há três anos em funcionamento, o programa oferece aos mais de 750 colaboradores diretos da Alubar consultas médicas e nutricionais, sessões de ginástica laboral, estímulo a atividades físicas e campanhas de prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, hepatite e câncer.

As vantagens para o trabalhador são maior resistência ao estresse, estabilidade emocional, motivação, eficiência, melhor autoimagem e melhor relacionamento. “Além disso, a instituição é beneficiada com trabalhadores mais saudáveis, com menor número de acidentes, absenteísmo e rotatividade”, afirma a nutricionista Karine Mamoré, responsável pela execução do programa na Alubar.

Outra iniciativa alinhada ao ODS 03 é o Medida Certa. O projeto, desenvolvido pela Imerys, mineradora que atua com caulim no estado, proporciona aos colaboradores da empresa orientações médicas e esportivas para a perda de peso e a melhoria da qualidade de vida. Ao ingressarem, eles passam a contar com acompanhamentos feitos por profissionais da área da saúde, além de atividades físicas quinzenais para todos os participantes.

Um dos participantes do Medida Certa é o técnico de TI Andresson Pontes que, em um mês no projeto, já conseguiu emagrecer cinco quilos. “A Imerys incentiva a gente a levar esses hábitos saudáveis para além da empresa, melhorando a alimentação, praticando esportes e, consequentemente, aumentando a nossa qualidade de vida”, afirmou.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS