NOTÍCIAS

Empresas já fazem mineração sustentável no Estado do Pará

27 de junho de 2012

rnAo adotar padrões de controle ambiental promovem convivência com o meio ambientern rnA mineração responde, atualmente, por mais de 92% das exportações brasileiras e, a cada ano, a indústria miner

rn

Ao adotar padrões de controle ambiental promovem convivência com o meio ambiente

rn

 

rn

A mineração responde, atualmente, por mais de 92% das exportações brasileiras e, a cada ano, a indústria mineral bate seu próprio recorde, seja no que diz respeito ao crescimento econômico, investimentos financeiros ou geração de emprego. Na mesma proporção, a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nunca foi tão grande em todo o mundo, em especial na mineração. Um bom exemplo disso é a Floresta Nacional de Carajás, onde está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. Com mais de 400 mil hectares, apenas 2% da floresta são utilizados para a atividade mineral.

rn

 

rn

Sendo a mineração uma atividade vital para a economia e para a qualidade de vida no mundo moderno, cabe ressaltar que, na atual conjuntura de desenvolvimento tecnológico e de avançadas técnicas de preservação e conhecimento ambiental, é possível, sim, a convivência harmônica entre a mineração e o meio ambiente. Através da adoção de elevados padrões de controle ambiental nas operações minerárias consegue-se, atualmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. Assim como em qualquer outra atividade humana, há implicações significativas – tanto positivas, quanto negativas, de cunho social, ambiental e econômico.

rn

 

rn

“Hoje, as empresas fazem uma mineração altamente sustentável no estado do Pará. Visualize essas companhias fazendo mineração em plena Amazônia e tendo ações na Bolsa de Valores. Pois é, isso é real e é, exatamente, esse diferencial que elas têm em relação às outras no mundo. Nós fazemos o que há de melhor e de mais sustentável no estado”, afirma José Fernando Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

rn

rn

 

Fonte: O Liberal – PA

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS