NOTÍCIAS

Empresas já fazem mineração sustentável no Estado do Pará

27 de junho de 2012

rnAo adotar padrões de controle ambiental promovem convivência com o meio ambientern rnA mineração responde, atualmente, por mais de 92% das exportações brasileiras e, a cada ano, a indústria miner

rn

Ao adotar padrões de controle ambiental promovem convivência com o meio ambiente

rn

 

rn

A mineração responde, atualmente, por mais de 92% das exportações brasileiras e, a cada ano, a indústria mineral bate seu próprio recorde, seja no que diz respeito ao crescimento econômico, investimentos financeiros ou geração de emprego. Na mesma proporção, a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nunca foi tão grande em todo o mundo, em especial na mineração. Um bom exemplo disso é a Floresta Nacional de Carajás, onde está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. Com mais de 400 mil hectares, apenas 2% da floresta são utilizados para a atividade mineral.

rn

 

rn

Sendo a mineração uma atividade vital para a economia e para a qualidade de vida no mundo moderno, cabe ressaltar que, na atual conjuntura de desenvolvimento tecnológico e de avançadas técnicas de preservação e conhecimento ambiental, é possível, sim, a convivência harmônica entre a mineração e o meio ambiente. Através da adoção de elevados padrões de controle ambiental nas operações minerárias consegue-se, atualmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. Assim como em qualquer outra atividade humana, há implicações significativas – tanto positivas, quanto negativas, de cunho social, ambiental e econômico.

rn

 

rn

“Hoje, as empresas fazem uma mineração altamente sustentável no estado do Pará. Visualize essas companhias fazendo mineração em plena Amazônia e tendo ações na Bolsa de Valores. Pois é, isso é real e é, exatamente, esse diferencial que elas têm em relação às outras no mundo. Nós fazemos o que há de melhor e de mais sustentável no estado”, afirma José Fernando Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

rn

rn

 

Fonte: O Liberal – PA

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS