NOTÍCIAS

EMPRESAS PROMOVEM PROGRAMAÇÕES NO OUTUBRO ROSA

23 de outubro de 2015

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. Para prevenir a doença, todos os anos é realizada a tradicional campanha do OutubroRosa que completa 20 anos, a fim de compartilhar informações e promover a conscientização entre as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.                                                       
Com objetivo de conscientizar suas colaboradoras, a Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, realiza uma programação especial sobre o assunto nesta quinta-feira (22), em Barcarena. A Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo, também abraçou esta campanha e conscientiza aproximadamente 400 empregadas com uma programação especial que segue até o dia 27 de outubro, na refinaria localizada em Barcarena. Haverá palestras, oficinas, simulação do autoexame e distribuição de brindes.

Keulen Garcia, da área de logística da Hydro Alunorte participou da palestra de abertura do evento e comentou a importância da conscientização: “É muito importante na vida da mulher para nós nos prevenirmos melhor, porque realmente nosso dia a dia é corrido, então a gente deve pensar melhor em se prevenir todo ano. É realmente muito importante, pois a gente acha que nunca vai acontecer com a gente”.

O risco da doença cresce especialmente após os 50 anos. Entretanto, o autoexame é recomendado para todas as mulheres, como explica Sônia Reis, Assistente Social do Serviço Social da Indústria (Sesi) que ministrou a palestra. “A mensagem principal é a questão da prevenção. A mulher se cuidar, administrar o tempo dela, pois muitas vezes ela não faz a prevenção porque não administra o tempo. Ela é profissional, é mãe e esposa, então ela cuida de tudo e de todos, menos dela. Então este mês é para ela pensar nisso na prevenção principalmente do câncer de mama que mata muitas mulheres. Pelo autoexame ela pode detectar alguma coisa diferente. Por isso, o autoexame é tudo para a prevenção do câncer de mama”, explicou Sônia.

O INCA estima que serão mais de 57 mil novos casos da doença no Brasil este ano e a recomendação, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, a fim de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, além de reduzir os índices de mortalidade da doença.

Apoio é fundamental na luta contra o câncer

Lidiane Coutinho, operadora de Produção da Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio de Barcarena, é um exemplo de superação da doença. Em 2013, ela iniciou tratamento para engravidar. Foi quando teve o diagnóstico da endometriose e a notícia de que teria que remover o ovário esquerdo. Após a cirurgia, o médico constatou que a doença poderia ser muito mais séria do que se pensava. Lidiane foi encaminhada ao oncologista e recebeu o diagnóstico: câncer no ovário.  Além da remoção do ovário direito, trompas e útero, ela encarou seis meses de quimioterapia.

“Não foi fácil. O tratamento traz sintomas terríveis, principalmente dores no corpo. Queria desistir. Mas minha família e meus amigos me incentivaram a continuar com as sessões de quimioterapia. Além disso, a Alubar me deu todo o apoio financeiro e ajuda psicológica. Os gerentes, coordenadores e várias pessoas da empresa me visitaram, demostrando grande carinho. Sou grata a Deus por ter me devolvido a vida e pelas pessoas que colocou no meu caminho para me fortalecer”, declara.

Hoje, Lidiane faz acompanhamento, a cada três meses, com mamografia e ultrassom da mama. Além disso, faz caminhada, musculação e aeróbica. “O que eu aprendi de tudo isso, é que nunca devemos descuidar da saúde. É essa mensagem que eu deixo para todas as mulheres. Façam autoexame da mama, visitem com frequência o médico, pratiquem atividade física e tenham uma alimentação saudável. Tudo isso contribui para o bem-estar do nosso organismo”, ressalta.

Para incentivar outras pessoas que o caminho da prevenção é o melhor, Lidiane contará como superou o câncer na ação doOutubro Rosa desta quinta. A empresa levará para os colaboradores palestra sobre câncer de mama, que será ministrada por Brena Souza, médica assistente da Clínica Oncológica.

Fonte: Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti aprimora frota de subsolo

14 de janeiro de 2019

Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS