NOTÍCIAS

Encontro de estudantes no Congresso da ABM

19 de julho de 2012

rnO crescimento econômico registrado nos últimos anos tem aquecido os negócios da cadeia minerometalmecânica, impactando também a procura de mão de obra qualificada no setor. O universo acadêmico é

rn

O crescimento econômico registrado nos últimos anos tem aquecido os negócios da cadeia minerometalmecânica, impactando também a procura de mão de obra qualificada no setor. O universo acadêmico é a principal fonte de talentos para as companhias que procuram jovens engenheiros, e é justamente com o objetivo de aproximar estudantes e empresas que ocorre neste ano o 12º ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, no Rio de Janeiro.

rn

Criado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, em 2001 , o fórum de debates e intercâmbio de conhecimento para estudantes facilita o contato com a área de recursos humanos das empresas e com os profissionais do setor. Participarão do evento companhias renomadas como Usiminas, Vale, Gerdau, Votorantim e ArcelorMittal, além de universidades como FEI, USFSCar, UFRJ e USP.

rn

Pela primeira vez em doze anos, o Enemet terá todas suas atividades desenvolvidas simultaneamente e no mesmo espaço que o 67º Congresso ABM Internacional, no Royal Tulip Rio de Janeiro – antigo Hotel Intercontinental. A intenção é potencializar o intercâmbio de informações entre empresas e estudantes durante os dois eventos.

rn

De acordo com o coordenador geral do Enemet, Willy Ank de Morais, a integração entre empresas e estudantes no encontro tem se acentuado nos últimos anos, fruto da crescente demanda por bons profissionais no mercado. “O encontro de estudantes reúne várias universidades, e é uma boa maneira de as empresas encontrarem mão de obra qualificada”, explica. Para os estudantes, é uma chance de se aproximar das companhias.

rn

Um dos destaques do evento será a rodada de RH, que abordará o processo seletivo de empresas convidadas: Votorantim, Gerdau e ArcelorMittal. Segundo Morais, este fórum permite que os profissionais de RH das empresas se apresentem e interajam diratamente com os alunos do setor de Metalurgia, Materiais e Mineração.

rn

Na abertura da Rodada de RH acontecerá a entrega do Prêmio Brasmetal Waelzholz aos autores associados da ABM do melhor trabalho apresentado na sessão de Iniciação Científico-tecnológica do 66º Congresso ABM. Este ano, os estudantes participarão com 38 trabalhos.

rn

A programação do Enemet 2012 inclui minicursos para os estudantes de engenharia e a palestra “Ciência sem Fronteiras”, sobre o programa do governo federal que busca promover a tecnologia e a inovação por meio de bolsas de intercâmbio para alunos de graduação e pós graduação.

rn

O evento conta ainda com um campeonato esportivo, patrocinado pela CSN, e um “Show do Milhão” entre universitários, oferecido pela ArcelorMittal Brasil. Será realizada ainda uma mesa-redonda sobre as sinergias entre metalurgia, materiais e mineração, debatendo quais são as interfaces e intersecções entre as diferentes engenharias, com a participação da ArcelorMittal Brasil, da Gerdau e especialistas das universidades.

rn

A programação completa está disponível no link:

rn

http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/

rn

SERVIÇO

rn

12º ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental), São Conrado, Rio de Janeiro
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2012
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: In the Mine

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS