NOTÍCIAS

Encontro de estudantes no Congresso da ABM

19 de julho de 2012

rnO crescimento econômico registrado nos últimos anos tem aquecido os negócios da cadeia minerometalmecânica, impactando também a procura de mão de obra qualificada no setor. O universo acadêmico é

rn

O crescimento econômico registrado nos últimos anos tem aquecido os negócios da cadeia minerometalmecânica, impactando também a procura de mão de obra qualificada no setor. O universo acadêmico é a principal fonte de talentos para as companhias que procuram jovens engenheiros, e é justamente com o objetivo de aproximar estudantes e empresas que ocorre neste ano o 12º ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, no Rio de Janeiro.

rn

Criado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, em 2001 , o fórum de debates e intercâmbio de conhecimento para estudantes facilita o contato com a área de recursos humanos das empresas e com os profissionais do setor. Participarão do evento companhias renomadas como Usiminas, Vale, Gerdau, Votorantim e ArcelorMittal, além de universidades como FEI, USFSCar, UFRJ e USP.

rn

Pela primeira vez em doze anos, o Enemet terá todas suas atividades desenvolvidas simultaneamente e no mesmo espaço que o 67º Congresso ABM Internacional, no Royal Tulip Rio de Janeiro – antigo Hotel Intercontinental. A intenção é potencializar o intercâmbio de informações entre empresas e estudantes durante os dois eventos.

rn

De acordo com o coordenador geral do Enemet, Willy Ank de Morais, a integração entre empresas e estudantes no encontro tem se acentuado nos últimos anos, fruto da crescente demanda por bons profissionais no mercado. “O encontro de estudantes reúne várias universidades, e é uma boa maneira de as empresas encontrarem mão de obra qualificada”, explica. Para os estudantes, é uma chance de se aproximar das companhias.

rn

Um dos destaques do evento será a rodada de RH, que abordará o processo seletivo de empresas convidadas: Votorantim, Gerdau e ArcelorMittal. Segundo Morais, este fórum permite que os profissionais de RH das empresas se apresentem e interajam diratamente com os alunos do setor de Metalurgia, Materiais e Mineração.

rn

Na abertura da Rodada de RH acontecerá a entrega do Prêmio Brasmetal Waelzholz aos autores associados da ABM do melhor trabalho apresentado na sessão de Iniciação Científico-tecnológica do 66º Congresso ABM. Este ano, os estudantes participarão com 38 trabalhos.

rn

A programação do Enemet 2012 inclui minicursos para os estudantes de engenharia e a palestra “Ciência sem Fronteiras”, sobre o programa do governo federal que busca promover a tecnologia e a inovação por meio de bolsas de intercâmbio para alunos de graduação e pós graduação.

rn

O evento conta ainda com um campeonato esportivo, patrocinado pela CSN, e um “Show do Milhão” entre universitários, oferecido pela ArcelorMittal Brasil. Será realizada ainda uma mesa-redonda sobre as sinergias entre metalurgia, materiais e mineração, debatendo quais são as interfaces e intersecções entre as diferentes engenharias, com a participação da ArcelorMittal Brasil, da Gerdau e especialistas das universidades.

rn

A programação completa está disponível no link:

rn

http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/

rn

SERVIÇO

rn

12º ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental), São Conrado, Rio de Janeiro
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2012
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: In the Mine

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS