NOTÍCIAS

Encontro entre CPRM, DNPM e FEAM capacita empregados do setor de fiscalização de barragens

6 de julho de 2017

A apresentação teve como tema central a análise de estabilidade de taludes em mineração com uma abordagem crítica a determinação de fatores de Segurança em mineração

No último dia 28 de junho, foi realizado um encontro entre os representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Fundação Nacional de Meio Ambiente (FEAM), na unidade do DNPM de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo a ministração de um treinamento interno referente ao setor de fiscalização de barragens e a metodologia simplificada para definição de área jusante.
 
A apresentação foi executada pelo pesquisador em geociências Guilherme Peret e teve como tema central a análise de estabilidade de taludes em mineração com uma abordagem crítica a determinação de fatores de Segurança em mineração.
 
Foram abordadas questões importantes voltadas ao tema de estabilidade de taludes, com foco na metodologia usada na mineração e geotecnia de cava, abordando a forma de amostragem de solos, ensaios geotécnicos, parâmetros geotécnicos e geométricos.
 
“Uma das metas estabelecidas no início do ano é a de manter a equipe envolvida no setor de fiscalização de barragens cada vez mais capacitada”, comenta o engenheiro do DNPM Wagner Nascimento, responsável pela fiscalização de barragem.
 
No mesmo dia foi realizada a apresentação pelo engenheiro de minas da FEAM sob o tema “Metodologia Simplificada para Definição de Área a Jusante – Classificação do Dano Potencial Associado.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS