NOTÍCIAS

Encontro entre CPRM, DNPM e FEAM capacita empregados do setor de fiscalização de barragens

6 de julho de 2017

A apresentação teve como tema central a análise de estabilidade de taludes em mineração com uma abordagem crítica a determinação de fatores de Segurança em mineração

No último dia 28 de junho, foi realizado um encontro entre os representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Fundação Nacional de Meio Ambiente (FEAM), na unidade do DNPM de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo a ministração de um treinamento interno referente ao setor de fiscalização de barragens e a metodologia simplificada para definição de área jusante.
 
A apresentação foi executada pelo pesquisador em geociências Guilherme Peret e teve como tema central a análise de estabilidade de taludes em mineração com uma abordagem crítica a determinação de fatores de Segurança em mineração.
 
Foram abordadas questões importantes voltadas ao tema de estabilidade de taludes, com foco na metodologia usada na mineração e geotecnia de cava, abordando a forma de amostragem de solos, ensaios geotécnicos, parâmetros geotécnicos e geométricos.
 
“Uma das metas estabelecidas no início do ano é a de manter a equipe envolvida no setor de fiscalização de barragens cada vez mais capacitada”, comenta o engenheiro do DNPM Wagner Nascimento, responsável pela fiscalização de barragem.
 
No mesmo dia foi realizada a apresentação pelo engenheiro de minas da FEAM sob o tema “Metodologia Simplificada para Definição de Área a Jusante – Classificação do Dano Potencial Associado.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS