NOTÍCIAS

Especialistas avaliam mineração no Pará

20 de junho de 2012

rnComeçou ontem e encerra-se hoje, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a quarta edição do workshop “Minomat – Dos Minerais aos Novos Materiais”, reunindo pesquisadores de várias regiões do País.

rn

Começou ontem e encerra-se hoje, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a quarta edição do workshop “Minomat – Dos Minerais aos Novos Materiais”, reunindo pesquisadores de várias regiões do País. O evento tem como objetivo discutir a importância dos produtos minerais no Brasil e apresentar as últimas descobertas no setor. Participam do encontro, além de pesquisadores, estudantes e professores das áreas de química, física, arquitetura e geologia. Ao longo das quatro edições do Minomat, foram apresentados 40 trabalhos científicos, que, ao final deste quarto encontro, serão catalogados em uma única publicação de 500 páginas. O lançamento do livro está previsto para o dia 26 deste mês.

rn

 

rn

Conforme o coordenador do workshop, professor Marcondes Costa, os trabalhos apresentados durante o encontro são resultados de vários anos de pesquisa, financiados pelo governo do Estado. Ao todo, são 30 pesquisadores, 20 doutores, 24 mestres e 29 participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

rn

 

rn

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, em 2011 foram extraídas mais de 448 mil toneladas de minérios dos solos paraenses. No que se refere especificamente a produtos destinados à exportação, os minerais representam 72% do total arrecadado pelo estado no ano passado: R$ 13 bilhões. A tendência é de crescimento para os próximos anos, de acordo com levantamentos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

rn

 

rn

“Para que possamos acompanhar esta evolução, é preciso intensificar as pesquisas. A publicação relativa aos quatro anos do Minomat ajudará a mostrar o conhecimento dos bens minerais e suas aplicações já conhecidas”, diz Marcondes. A intenção é descobrir novas aplicações aos produtos minerais e os resíduos deles. O professor destaca que nesta quarta edição serão apresentados 47 trabalhos, sendo que os melhores serão selecionados para compor a publicação. O encontro ocorre uma vez a cada doze meses. A programação inicia a partir das 9 horas, no auditório do Programa de Pós-graduação em Física, no campus do Guamá, setor Básico.

rn

rn

 

Fonte: O Liberal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS